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40% DAS MEIS ACEITAM PAGAMENTOS DIGITAIS NO 1º ANO DA ABERTURA

Redação - 11/08/2021 12:50

O número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu desde o início da pandemia no Brasil. Novas empresas surgiram e muitas já nasceram oferecendo o pagamento digital aos seus clientes. Segundo o levantamento realizado pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa, 40% das MEIs disponibilizaram aos seus clientes o pagamento digital no seu primeiro ano, considerando o prazo decorrido entre a data de abertura do CNPJ na Receita Federal e a primeira transação com Visa. Nas médias e grandes empresas (MGEs) esse percentual aumenta, 61% delas já aceitavam transações com credenciais de pagamento em seu ano inaugural.

“Nos últimos dois anos, percebemos que as MEIs têm buscado com mais rapidez os pagamentos digitais, por entenderem os benefícios de segurança, opções de parcelamento e garantia de recebimento desse tipo de pagamento e pela crescente demanda dos clientes por experiências de compras mais inovadoras, práticas e convenientes. Hoje, os empreendedores também encontram com mais facilidade inúmeras opções de credenciadores e marketplaces para os mais diversos perfis de negócio”, conta Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics.

Ao analisar individualmente alguns setores, é possível observar que as MEIs do segmento de Restaurantes se destacam e adotam os pagamentos digitais de forma mais rápida, muito pela natureza de seu negócio: 60% deles levaram menos de um ano para realizar a primeira venda com cartões. Já para MEIs do setor de Fast Food e Delivery essa porcentagem vai para 54%, enquanto que o setor de Atacadistas, Supermercados e Mercados também tem destaque, com 47% deles já optando por receber com credenciais de pagamento.

Na análise de VCA, os índices de uso de aceitação do pagamento por aproximação e as vendas pela internet das MEIs caminham no mesmo patamar em empresas de grande e médio portes, o que demonstra que os MEIs estão atentos à inovação. “Os estabelecimentos comerciais que seguem a tendência de pagamento por aproximação têm notado um grande potencial para alavancar os negócios de suas empresas dada a rapidez e inovação desta modalidade de pagamento – é um caminho sem volta e que agrega muito à toda a experiência de compra”, completa Oscar.

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

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