Com o avanço da campanha de vacinação contra o coronavírus, com a primeira dose aplicada em quase 50% da população, cresce a expectativa dos pequenos negócios pela retomada do nível de faturamento anterior ao início da pandemia. O Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (8), promete aquecer o varejo. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), a estimativa é que ocorra um aumento médio de 32%, em relação às vendas do ano passado, no mesmo período. Esse crescimento corresponde a um faturamento de R$ 870 milhões a mais no caixa das empresas.
A mesma pesquisa mostra que a intenção de presentear a figura paterna também cresceu, assim como o valor dos presentes comprados. O tiket médio aumentou 11,6%, em relação ao ano passado, com expectativa que fique em R$ 192. Tradicionalmente, os setores que mais movimentam produtos e serviços nessa temporada são os de artigos esportivos, eletrônicos, calçados e alimentos.
A analista de competitividade do Sebrae, Verônica Couto, chama a atenção para a importância de investir nas formas presenciais e online de venda. “Sem dúvidas, o comportamento de compra online se intensificou enormemente com a pandemia. Para compra de produtos eletrônicos, já havia uma boa familiaridade e aceitação por parte do consumidor. Agora, essa prática já está consolidada em praticamente todos os segmentos. As pessoas compram desde itens para o vestuário até o jantar para o Dia dos Pais. Por isso, é importante que o dono de micro e pequenos negócios se prepare para o atendimento presencial e online. Todo o relacionamento que foi construído durante a pandemia, pode ser usado agora com aquelas pessoas que já se sentem mais encorajadas a sair de casa”, indica.
“Uma outra tendência que tem se mostrado positiva é a compra online, com a busca pelos produtos presencialmente. Os micro e pequenos negócios também devem investir nisso, pois é mais uma prática que favorece as vendas”, destaca Verônica. A analista reforça a necessidade constante do investimento nos meios digitais para favorecer o processo de atração e prospecção de vendas. “É preciso estar atento às novas possibilidades de venda e relacionamento abertas pelas redes sociais. As empresas precisam aprender a utilizar o marketing digital como ferramenta de conexão com seus consumidores. Quanto mais personalizada a comunicação com seu cliente, maiores as chances de engajamento e de compra. As datas comemorativas são ótimas oportunidades para ganho de novos clientes e fidelização dos que já fazem parte da sua rede, uma vez que há recorrência anual”, diz.
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