O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), liberou R$ 614 mil para obras de saneamento em Salvador nesta quarta-feira. Os recursos serão utilizados em obras de manejo de águas pluviais, beneficiando cerca de 82 mil famílias da capital baiana.
Serão realizados serviços de canalização e revestimento na calha dos rios Jaguaribe e Canal Mangabeira, com aplicação de obras de arte e vias marginais. As obras ficam próximas à orla de Salvador, na região do Bairro da Paz e Piatã, e atingem uma população em situação de vulnerabilidade.
Em junho, o secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, visitou a região e se comprometeu a contribuir para a retomada da obra de macrodrenagem na região. “Precisamos levar qualidade de vida a essas pessoas. Vivemos num país que discute tecnologias em diversas áreas. Mas, em paralelo, temos pessoas que vivem com o esgoto passando na porta de suas casas e lixões expostos ao lado, prejudicando a sua saúde e bem-estar”, destaca.
Maranhão, reforça, ainda, o impacto positivo do investimento de recursos federais para o setor. “A falta de acesso a serviços básicos, como tratamento de água e esgoto, coloca em risco a saúde da população. Além disso, a falta de saneamento também é um problema ambiental. E esta gestão tem se esforçado para mudar essa situação, dando continuidade a importantes obras do setor”, afirma.