domingo, 12 de maio de 2024
Euro 5.5427 Dólar 5.1608

CRÍTICOS DA MPB, JOSÉ TINHORÃO MORRE AOS 93 ANOS

Redação - 03/08/2021 19:15

Um dos maiores críticos e estudiosos da música popular brasileira, o pesquisador musical José Ramos Tinhorão morreu nesta terça-feira (3) aos 93 anos. A notícia foiconfirmada pela editora 34, que o publicava, mas a causa da morte não foi revelada.

Nascido em Santos, no estado de São Paulo, Tinhorão fez carreira como jornalista em veículos como a TV Globo, o Jornal do Brasil e a revista Veja. Rapidamente se consolidou como um dos principais observadores da música popular brasileira e um repositório de histórias e documentos sobre o assunto.

Escreveu mais de 25 livros sobre o assunto. Seu acervo hoje pertence ao Instituto Moreira Salles. Natural de Santos (SP), Tinhorão foi morar no Rio ainda criança e se formou em Direito e Jornalismo. Ele começou a atuar em veículos de comunicação no começo dos anos 50.

Tinhorão era um apelido entre os colegas de redação no Diário Carioca e passou a ser usado quando o chefe de redação, Pompeu de Souza, acrescentou na assinatura da sua primeira matéria publicada.

A partir do convite para escrever uma série sobre samba no Caderno B, suplemento do Jornal do Brasil, Tinhorão começa a pesquisar sobre a música popular em 1960.

 

 

 

Foto G1

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.