terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.5489 Dólar 5.1052

IBOVESPA ABRE AGOSTO EM ALTA SUPERIOR A 1%; DÓLAR RECUA

Redação - 02/08/2021 17:07

O Ibovespa opera em alta de 1,6% nesta segunda-feira, 2, o primeiro pregão do mês de agosto. O principal índice da B3 chega aos 123.725 pontos por volta de 12h05 e ensaia uma recuperação após a baixa de 4% acumulada no mês de julho. No câmbio, o dólar opera em queda de 1,15% e é negociado a 5,15 reais.

O movimento favorável ao risco acompanha o tom positivo vindo do exterior. Nos Estados Unidos e na Europa, as bolsas avançaram pela manhã com os balanços corporativos do segundo semestre de 2021. Investidores também ficam atentos ao acordo bipartidário de 550 bilhões de dólares para infraestrutura que pode ser aprovado no Senado americano nesta semana.

No início da tarde, porém, os índices americanos amenizaram os ganhos com investidores ajustando as posições após seis meses consecutivos de ganhos.

Por aqui, o Ibovespa mantém a tendência de alta, com os investidores se voltando para a temporada de balanços. O resultado mais esperado do dia é o do Itaú (ITUB4), que será divulgado após o fechamento de mercado. O consenso de mercado estimado pela Bloomberg espera um lucro de 6,3 bilhões de reais para o banco no período.

Vale lembrar que a semana conta com balanços também do Bradesco (BBDC4), na terça-feira, e do Banco do Brasil (BBAS3), no dia seguinte. O Santander (SANB11) iniciou a temporada de resultados do setor bancário na semana passada. No geral, analistas esperam uma recuperação moderada para os bancos neste trimestre.

Na expectativa pelos resultados, os bancos registram fortes altas. As ações do Itaú sobem 1,90%, enquanto o Bradesco tem alta de 1,61%. O Banco do Brasil avança 2,37% e Santander registra alta de 1,09%.

Com o bom humor do mercado, só 10 das 84 ações do Ibovespa operavam em baixa hoje, puxadas por BB Seguridade (BBSE3), que reportou um lucro de 753,7 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 23,2% em base anual. As ações recuam 1,40%.

Fora do Ibovespa, as ações das Alpargatas (ALPA4) disparam 14,57% após a B3 colocar os papéis na primeira prévia do índice, que entra em vigor em 6 de setembro. Também foram incluidos os papéis da Rede D’Or (RDOR3) e ações preferenciais do Banco Inter (BIDI4) e as ações do Banco Pan (BPAN4) e da Méliuz (CASH3).

Após o fechamento do pregão desta segunda-feira, Cielo (CIEL3), Copasa (CSMG3), Pague Menos (PGMN3), Marcopolo (POMO3) e PetroRio (PRIO3) divulgam seus balanços trimestrais.

Outro ponto de atenção do mercado hoje é a volta dos trabalhos no Congresso, com a retomada da CPI da Covid-19 no Senado. A reformulação de programas sociais como o Bolsa Família e suas implicações para as contas do governo também fica no radar.

“O mercado fica de olho no Bolsa Família em relação ao valor do reajuste e à quantidade de pessoas que serão contempladas pelo benefício. Isso tudo tem que ficar dentro do Teto de Gastos, se não teremos um grande estresse na curva de juros assim como na semana passada”, afirmou Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de renda variável e derivativos do BTG Pactual digital, na Abertura de Mercado desta segunda-feira.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.