O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), indicador considerado a inflação do aluguel, ficou em 0,78% em julho, ante avanço de 0,6% em junho, informou nesta quinta-feira (29) a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com esse resultado, índice acumula alta de 15,98% no ano e de 33,83% em 12 meses. Em julho do ano passado, aumento havia sido de 2,23%, enquanto o acumulado em 12 meses era de 9,27%.
De acordo com o coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz, a aceleração do índice na passagem de junho para junho combinou a influência de diversos fatores, entre eles as exportações e o aumento de preços das rações.
“Efeitos sazonais, exportações e a alta acumulada nos preços das rações orientaram a aceleração do índice ao produtor, que nesta apuração, contou com a destacada influência de três itens: minério de ferro, adubos ou fertilizantes e leite in natura”, apontou.
O minério de ferro registrou alta de 2,70%, depois de ter tido deflação de -3,04% no mês anterior. A alta nos preços dos adubos ou fertilizantes, por sua vez, mais que dobrou em relação à variação no mês anterior, passando de 5,70% para 14,28%. Já a alta no preço médio do leite in natura desacelerou de 6,20% em junho para 5,74% em julho.
André Braz enfatizou, ainda, que “no âmbito do consumidor, os destaques foram os energéticos”, ou seja, foram os itens relacionados ao setor de energia – a tarifa elétrica avançou 5,87% e o GLP, 4,05. (G1)
Foto: BartekSzewczyk/Thinkstock