quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

YOUTUBERS DENUNCIAM CAMPANHA DE FAKE NEWS CONTRA PFIZER

Redação - 28/07/2021 11:22

Uma agência de marketing ofereceu pagamento para que influenciadores de redes sociais de todo o mundo espalhassem desinformação sobre vacinas contra a covid-19.

Dentre eles, um YouTuber brasileiro.

Everson Zoio, conhecido por vídeos em que cumpre desafios inusitados, como o de colocar a mão em um formigueiro, publicou um vídeo em seu Instagram levantando dúvidas sobre a segurança da vacina da Pfizer. O vídeo foi deletado quando a história veio à tona. Ele não respondeu aos pedidos de comentário da BBC .

Por outro lado, alguns dos influenciadores que receberam o convite da agência de marketing denunciaram a tentativa de recrutá-los.

“Tudo começou com um e-mail”, diz Mirko Drotschmann, um YouTuber e jornalista alemão.

Drotschmann normalmente ignora ofertas de marcas que lhe pedem para anunciar produtos para seus mais de 1,5 milhão de seguidores. Mas a oferta de patrocínio que ele recebeu em maio deste ano foi diferente de qualquer outra.

A agência, chamada Fazze, pediu que ele promovesse o que ela dizia ser informações vazadas que sugeriam que a taxa de mortalidade entre as pessoas que recebiam a vacina Pfizer era quase três vezes maior que a da AstraZeneca.

As informações fornecidas não eram verdadeiras.

Rapidamente ficou claro para Drotschmann que ele estava sendo convidado a espalhar desinformação para minar a confiança do público em relação a vacinas no meio de uma pandemia.

Foto: Youtube

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.