O avanço da vacinação, mesmo que lento, e aquela saudade de dar um abraço no “velho”. Estas são as apostas dos donos de pequenos negócios, otimistas por um incremento nas vendas com a aproximação do Dia dos Pais. Do ponto de vista econômico, porém, o cenário pela frente é desafiador, dizem. Isso porque a inflação foi nas alturas e as finanças das famílias, à lona. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços, e Turismo da Bahia (Fecomércio), divulgada esta semana, aponta quase 70% (68,2%) das famílias que residem em Salvador endividadas – no maior nível desde setembro de 2013.
Segundo o consultor econômico da entidade, Guilherme Dietze, muito decorrente da escalada de preços de commodities no mercado internacional e da desvalorização do real frente ao dólar (e à libra), causando um efeito cascata. “A inflação é o grande problema, a alta dos alimentos, combustíveis, botijão de gás, transporte, energia. Isso impacta demais. E piora não haver perspectiva de melhora no curto prazo, com a geração de emprego e renda”, afirma.
Ainda segundo Dietze, o contexto, no entanto, é mundial. “O milho, a soja, o petróleo dispararam. Tem a chuva (em alguns países). Milho é base de ração animal, que encarece a carne bovina, que impacta toda a cadeia”, conta. “Atinge consumidor e empresário, e não há solução fácil. Para quem estava com o comércio fechado, já é um pequeno alívio poder abrir (as portas). De qualquer modo, o cenário é desafiador, porque a melhora da economia será gradativa”, fala.
Especialista em pequenos negócios no Sebrae Bahia, Fabrício Barreto diz que o momento é mesmo de se “reaproximar” dos clientes. Segundo ele, mesmo depois do “pequeno muito sofrer”, a hora é de “pegar o insucesso e investir”. “Já houve o prejuízo, não adianta repassar esse custo. Vale mais diminuir a margem (de lucro), proporcionar melhores preços e se aproximar do cliente. Se preparar, trabalhar muito e ficar de olho nas tendências”, diz o analista.
Barreto destaca ainda a importância das redes sociais na divulgação da marca, e o uso da “criatividade” como forma de virar o jogo. “É importante planejar as ações, criar estratégias para se tornar percebido (do público)”, conta. Proprietário da Limp-Car, empresa de estética automotiva com operação em sete shopping centers da capital e mais de 25 condomínios, Vinícius Cunha diz que nota um “leve aumento” nos últimos dias, porém longe dos bons tempos.
Para o Dia dos Pais, ele aposta na redução do preço de um de seus principais serviços, a proteção de pintura veicular com garantia de 12 meses, de R$ 569 por. R$ 350. “De um mês para cá notamos aumento de 15% na demanda, mas a realidade ainda é de pandemia”. Com a campanha #tradiçãodepai&filho, Flávio Guimarães, da loja de moda masculina Soul Dila, no Salvador Shopping – também em Vilas do Atlântico, Aracaju, Feira de Santana e Lauro de Freitas –, conta que a marca preparou uma “seleção de presentes que são a cara dos pais” e acredita que a data este ano terá um novo “significado”.
Significado da data
“Era uma data comercial, e a partir de agora deve mudar um pouco o significado, porque o mais importante mesmo é poder dar um abraço em quem você ama”, diz. No Shopping Paralela, a cada R$ 200 em compras, mais a doação de 1 kg de alimento não perecível, o cliente ganha uma taça e quatro porta-copos, com traços do artista visual soteropolitano Raphael Ribeiro, do Tipografite Studio. Segundo a gerente de marketing, Renata Sousa, em um momento de tanta dificuldade, nada como uma campanha mista de promoção e responsabilidade social. “Toda arrecadação vai para a ONG Compaixão, e a Fundação Cidade Mãe”.
Sócio na Appa Brands, loja multimarca de moda surfe, no Shopping Paralela, Tércio Henrique se diz otimista com a vacinação “dando certo” e conta que aos poucos a população está “perdendo o receio (da Covid-19)”. “(A economia) deve melhorar, os idosos já estão vacinados, e a maioria dos filhos, já adultos, também. Todos, há muito tempo, sem presentear, e agora com as visitas liberadas, acredito em um movimento maior (do comércio)”, diz.
Inaugurando a primeira loja com o conceito “studio” na capital baiana, quarta no país, o diretor de operações da Tok&Stok, Felipe Abreu, fala que o formato mais enxuto, com cerca de 700 m², reúne tudo para os pais em um só lugar – ao passo que festeja a data. “Seja um acessório para a cozinha, como para um ambiente da casa para ele relaxar. Entendemos que o importante é potencializar momentos de conexão e trazer um novo olhar sobre seu cotidiano e interesse. São acessórios para trabalhar, sofás, cabideiros, bancos, mesas, cadeiras, poltronas, luminárias, panelas, copos, almofadas”.
Foto: divulgaçaõ