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COM INVESTIMENTO DE R$ 15 MI, PREFEITURA LANÇA PROJETOS DE TURISMO ÉTNICO-AFRO EM SALVADOR

Redação - 21/07/2021 13:00 - Atualizado 21/07/2021

A prefeitura de Salvador lançou, nesta quarta-feira (21), dois dos quatro projetos previstos no plano de fomento ao Turismo Étnico-Afro: AfroBiz Salvador e AfroEstima Salvador, ambos voltados para a população afrodescendente, que corresponde a mais de 80% na cidade. Segundo o prefeito Bruno Reis, as iniciativas, que contam com financiamento de R$ 15 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur, pretendem valorizar as potencialidades locais e tornar a cidade competitiva com o setor de turismo no mundo.

Citando as belezas naturais, o patrimônio histórico e cultural, o sincretismo religioso, a gastronomia e o povo soteropolitano, o prefeito Bruno Reis afirmou que o objetivo do plano é “usar esse ativo e ser mais um importante diferencial na atração de turistas à nossa cidade, mas com o objetivo principal de gerar emprego e renda”. O prefeito contou ainda que o plano começou a ser elaborado durante a gestão de Claudio Tinoco na Secretaria de Cultura e Turismo, mas não teve a celeridade que desejava, por causa da pandemia. “Agora sim, para valer, estamos correndo contra o tempo e lançando dois importantes produtos desse plano”, pontuou.

O AfroBiz é uma plataforma online voltada para rodadas de negócios, que prevê cadastrar e conectar ao menos 2,5 mil afroempreendedores de turismo, com consumidores nacionais e internacionais. “A prefeitura vai investir recursos, vai divulgar, dar apoio, cadastrar essas pessoas e conectar toda a cadeia produtiva com o objetivo de fortalecer ainda mais esse setor”, garante Bruno.

O AfroEstima, por sua vez, é um programa de capacitação e mentoria afro-empreendedora gratuito voltado para trabalhadores do Turismo Étnico-Afro em Salvador, que visa qualificar a cadeia produtiva para que ela possa ser inserida no ambiente global e online. Os cursos envolvem áreas como marketing digital, gestão de negócios e liderança com foco na juventude negra, passando por módulos chamados de sociais, a exemplo de “História, cultura afro-brasileira e da diáspora” e “Desenvolvimento Pessoal e Social”.

Bruno Reis salientou ainda que o lançamento dos programas está inserido também entre as ações de sua gestão para a retomada econômica “objetivando recuperar o tempo perdido por conta da pandemia”, levando em consideração a vocação da cidade, cujo setor de serviços corresponde a 60% do PIB e tem no turismo o maior gerador de emprego e renda. “O turismo foi um dos mais impactados, senão o mais impactado na pandemia, mas agora temos que nos preparar e começar a dar os passos para dar a volta por cima”, concluiu.

Foto: divulgação

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