O curta-metragem baiano de terror “Orunmilá”, que usa a ficção para expor os reflexos da exploração de vidas negras na produção do sisal, desde o período colonial aos dias de hoje no semiárido, tem exibição gratuita no Youtube até este domingo (25).
Através da fantasia e da crítica a trama dialoga com o passado oculto da região, de modo a gerar reflexões sobre a reverberação dos abusos ao longo dos anos. A história se passa em Conceição do Coité e o enredo parte de um jovem negro que resolve subir a Serra do Mucambo para relaxar, junto à natureza.
Após uma noite pensativa, ele começa a sentir uma forte e imponente presença e a partir daí é teletransportado para um mundo distópico, onde o orixá Orunmilá aparece sendo corporificada por uma entidade feminina afrofuturista. Ela orienta o rapaz a partir em um resgate sensorial audiovisual da exploração do sisal e do povo negro. Nessa interação são rompidas as linhas do tempo e espaço, passado e presente, alucinação e lucidez, sonho e realidade. O link do filme estará disponível na bio do perfil @orunmila.curta.
foto: youtube