sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

ARRECADAÇÃO DO ICMS NA BAHIA CRESCEU 30,2% NO PRIMEIRO SEMESTRE, INFORMA IAF

Redação - 20/07/2021 10:51

A arrecadação do ICMS na Bahia teve crescimento nominal (sem descontar a inflação) de 30,2% no primeiro semestre de 2021. O dado, resultado da comparação com mesmo período do ano passado, é uma conclusão do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais disponibilizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do Instituto de Auditores Fiscais (IAF).

O presidente do IAF, Marcos Carneiro, afirmou que um dos fatores que poderiam explicar o aumento da arrecadação no semestre passado seria uma base de comparação pequena em 2020, fruto da pandemia. “Contudo, quando se observa que o crescimento também ocorreu quando se compara 2021 com 2019 (de 23,6%, também nominal), evidencia-se que outros fatores contribuíram para esse crescimento, como, por exemplo, aumento de carga tributária, haja vista que não se observa, ainda, uma retomada da atividade econômica que justifique tal crescimento”, explicou.

O IAF ainda destaca que, mesmo descontando a inflação do período medida pelo IPCA, a arrecadação de ICMS cresceu em todos os mês do ano. Essa expansão variou de 10,8%, em março,a até 72,8% em maio, no comparativo com igual período do ano passado. “Em relação à arrecadação de impostos a Bahia não tem do que reclamar em 2021. Foi atingido um excelente desempenho, com recorde de arrecadação com o principal tributo estadual”, disse o Carneiro. “Vale destacar também que outro fator que explica esse fenômeno é a contínua atuação fiscalizadora desenvolvida pelos auditores fiscais, que mesmo em trabalho remoto com o uso de equipamentos próprios, nunca interromperam suas atividades neste período de pandemia”, opinou.

 

Foto: divulgação/IAF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.