A Santa Casa de Misericórdia (SCM), responsável pelo Hospital São Vicente, em Vitória da Conquista, anunciou que não tem interesse na renovação de contratocom a prefeitura para continuar gerenciando leitos para pacientes com Covid-19.
São 20 leitos clínicos e 10 leitos de UTI que, segundo ofício da Santa Casa, não poderão ser mantidos devido a dificuldades técnicas, operacionais e financeiras para a manutenção do contrato. Além disso, a secretaria municipal de saúde estaria atrasando os pagamentos – 70% do valor de cada leito. Caso fossem ocupados, eram pagos mais 30% – e ainda houve uma inflação no setor, disse o diretor da instituição, Ricardo Alexandre Pereira, à TV Sudoeste.
Já a secretaria municipal de saúde informou que não tem condições de manter os leitos abertos, porque não tem equipe médica e nem de enfermagem suficientes para isso. E também afirma que não pode realizar concurso público para contratação de profissionais por causa da proibição da Lei Complementar 173, de 2020, que proíbe aumento de despesas com pessoal em todos os entes públicos durante a pandemia. A prefeitura não detalhou o que vai acontecer com os leitos até que a situação seja definida.