O funk brasileiro foi reconhecido pelo Grammy Latino como um dos gêneros na categoria de Música Urbana.
Após duas indicações a premiação com as canções ‘Rave de Favela’ e ‘Pra Todas Elas’, ambas cantadas por Anitta, a organização do evento anunciou a novidade e a inclusão do ritmo originalmente brasileiro na categoria geral.
“São gravações, vocais (apenas singles ou faixas) que foram gravadas por artistas solo, duetos ou grupos (individuais ou em colaboração) apresentando uma gravação de caráter urbano (incluindo subgêneros como rap, reggaeton, hip hop, R&B, funk brasileiro, trap, dancehall etc)”.
Com isso, o funk recebe um maior destaque deixando de participar apenas das categorias voltadas para o Brasil.
Na web, os internautas responsabilizaram Anitta pela internacionalização do funk. A frase ‘Anitta, você venceu’, entrou para os assuntos mais comentados do Twitter no último domingo (18).
Ludmilla comemorou a conquista em suas redes sociais. “Esse reconhecimento é de todos nós funkeiros que sempre lutamos e continuamos lutando até hoje pra quebrar barreiras”, escreveu a cantora.
Aos poucos, o funk vem fazendo seu caminho rumo ao palco mundial. No início do ano, a rapper Cardi B surpreendeu ao colocar o ritmo no palco do Grammy Awards com um remix da música WAP feita por Pedro Sampaio.
Antes disso, Ludmilla já havia levado a faixa “Malokera”, para a Semana de Moda de Nova York e Anitta já se apresentou no Réveillon da Times Square, um dos pontos mais conhecidos dos Estados Unidos.
Além do versão latina da premiação, Anitta vem sendo cotada para o Grammy 2022 na categoria Artista Revelação pela Billboard. O nome da funkeira os possíveis indicados para o troféu entre artistas como Glass Animals, The Kid LAROI, Tate McRae, Arlo Parks, Saweetie e Olivia Rodrigo.
foto: Instagram