domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ANDRÉ MENDONÇA TEM APOIO DE 26 SENADORES PARA O STF

Redação - 19/07/2021 15:21

O advogado-geral da União, André Mendonça, tem o apoio declarado de 26 a 28 dos 81 senadores para assumir a vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), segundo a imprensa. Para que ele possa fazer parte da Corte é necessário que seu nome seja aprovado por ao menos 41 nomes.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, Mendonça conta com apoio de 26 senadores, ou seja, 3 a cada 10 (32%). Outros 36 senadores afirmaram que estão indecisos e 18 não responderam como pretendem votar. Apenas 1 congressista já afirmou que votará contra Mendonça, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Já o portal UOL encontrou 28 votos favoráveis à nomeação de Mendonça. Apenas 4 senadores afirmaram que não irão aprovar o nome do advogado-geral da União. Outros 13 afirmaram que estão indecisos e 15 não quiseram responder.
O Estadão ouviu 80 senadores – o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), só vota em caso de empate. Já o UOL teve resposta de 60 senadores, que pediram anonimato porque indicaram que os partidos ainda se reunirão para discutir a decisão partidária sobre o indicado ao STF.

Mendonça é o 2º indicado do presidente Jair Bolsonaro para o STF. O 1º, ministro Nunes Marques, foi aprovado pelo Senado. Se aprovado pelo Senado Federal, o atual AGU ocupará o lugar de Marco Aurélio Mello, que se despediu do cargo depois de 31 anos prestando serviços à mais alta Corte do país.

Ao indicar Mendonça, o presidente havia afirmado que sua intenção era encontrar um indicado “terrivelmente evangélico”, com um perfil amigável, com quem tenha uma relação pessoal.

 

 

 

 

 

foto-Edu-Andrade

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.