quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

PREFEITURA DE GUANAMBI REQUALIFICA PRAÇA JOSÉ FERREIRA

Redação - 16/07/2021 07:00

Atendendo a um antigo pedido da população e demanda recorrente para uma devida atenção de uma das áreas mais importantes de Guanambi, o prefeito Nilo Coelho e o secretário de Infraestrutura Michel Macêdo apresentaram o “Projeto de Requalificação da Praça José Ferreira”, (Praça do antigo fórum), localizada no centro comercial da cidade. Toda concepção do projeto foi elaborada pelo secretário da pasta, que é experiente arquiteto e urbanista, sem custo para o erário. A obra já tem data para ser entregue, e será inaugurada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A praça antiga já foi demolida e o processo de licitação para construção da nova estrutura já está em andamento.

O Projeto

O projeto prevê uma ampla requalificação, que dará lugar a um novo espaço público, dotado de muitas árvores, arrojado trabalho de drenagem, estacionamento, com traçado e arquitetura contemporânea e que atende a todos os requisitos técnicos. “Esta ação não se esgota além do projeto de requalificação, o principal objetivo é gerar um efeito transformador das áreas vizinhas, modernizando uma região importante da cidade”, diz o secretário.

Revitalização da praça e centro comercial

Segundo o prefeito Nilo Coelho, “o projeto pretende inserir na região central de Guanambi uma média de 200 novas vagas para estacionamento de veículos, além disso, o local contará com novo paisagismo, iluminação em LED e a construção de dois conjuntos de banheiros públicos”.

Pedido antigo da população

Este tipo de ação é tema da administração municipal há pelo menos 12 anos, e já gerou inúmeras discussões e queixas da população, devido aos alagamentos constantes e a depreciação de sua estrutura. Ao longo deste tempo, diversos estudos foram iniciados, porém, nunca concluídos.

Importância histórica

Na Praça José Ferreira funcionou o gerador de energia elétrica da cidade, o antigo Banco Baneb e até hoje funciona o Fórum Juiz Eduardo Daltro de Castro, várias clínicas médicas, um hospital, um hotel, vários estabelecimentos comerciais e algumas residências. A primeira urbanização da praça foi realizada em 1968 na gestão de Jonas Rodrigues e a segunda, com a atual estrutura, no ano de 1987, pelo então prefeito Gileno Donato.

Foto: divulgaçaõ

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.