A nova pesquisa do Instituto DataSenado, divulgada nesta sexta-feira, 16, mostra que 74% dos brasileiros creditam ao presidente Jair Bolsonaro a culpa pela demora na compra de vacinas contra a Covid-19. Quase a totalidade dos entrevistados – 97% – pensam que o país poderia ter muito menos do que 539 mil vítimas pela doença, caso os imunizantes tivessem sido adquiridos mais rapidamente.
O atraso na vacinação é consenso entre 73% das pessoas entrevistadas, enquanto 22% julgam que o país comprou “no momento certo”. Somente 3% pensam que a aquisição foi feita “mais cedo do que deveria” e 1% não soube ou não quis responder.
Quanto à responsabilidade acerca do resultado do país no enfrentamento à pandemia, o presidente é visto como o principal culpado por 74%, seguido da Anvisa, com 8%, Congresso Nacional, 6%, e os governadores, com 4%. Outros 6% não souberam responder e 1% atribuiu a culpa a outras pessoas.
O levantamento foi feito por telefone com 1.471 entrevistados, de forma randomizada, entre os dias 13 e 14 de julho. Todos os que participaram tinham 16 anos ou mais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Foto: Isac Nóbrega/PR