sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

GUEDES: MAIOR TARIFA AGORA EVITA CHOQUE ENERGÉTICO EM 2022

Redação - 14/07/2021 16:35

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira que o governo se antecipou à possibilidade de uma crise hídrica mais grave em 2022 e afastou qualquer possibilidade de racionamento de eletricidade nos próximos meses.

“O ministro (de Minas e Energia) Bento Albuquerque se antecipou a um cenário mais grave para o próximo ano. Com a bandeira vermelha (nas contas de luz) desde já, haverá uma redistribuição da energia de um ano para o outro. Ou seja, estamos antecipando um choque energético em vez de ter (um mais grave) em 2022”, afirmou, em videoconferência realizada pelo jornal Valor Econômico.

Segundo Guedes, a bandeira vermelha mais elevada no consumo e o uso de fontes mais caras – como térmicas – em 2021 deve ser capaz de preservar os reservatórios das hidrelétricas. “O ministro Bento nos garante que não teremos um choque de oferta brutal (de energia). Além disso, com a privatização da Eletrobras, a estimativa é de que o custo da eletricidade caia em até 7%”, completou.

Questionado se, apesar dessas medidas, o País ainda corre o risco de voltar a passar por um racionamento de eletricidade, o ministro descartou essa hipótese. “Se a economia crescer 6% neste ano, no próximo e em 2023, aí teremos um problema bom. Mas não é esse o cenário”, respondeu.

 

 

 

 

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.