domingo, 30 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

FESTIVAL TEM APOIO NEGADO APÓS PUBLICAÇÃO ‘ANTIFASCISTA’

Redação - 12/07/2021 16:40 - Atualizado 12/07/2021

O Festival de Jazz do Capão, tradicional evento da Chapada Diamantina, teve o apoio do governo federal negado após se posicionar ser “antifascista e pela democracia” via redes sociais.

O parecer do Ministério da Cidadania é datado de 25 de junho de 2021, anexado no sistema Salicweb, é assinado pelo coordenador do Programa Nacional de Apoio à Cultura da Funarte, Ronaldo Gomes, que foi exonerado do cargo no dia 2 de julho de 2021.

“É um parecer absurdo. Em nenhum momento o parecerista foi analisar o projeto de maneira técnica, artística”, critica o músico Rowney Scott, diretor artístico e idealizador do Festival de Jazz do Capão ao jornal Correio. “Ele simplesmente foi na nossa página e achou um post avulso, publicado no ano em que não houve captação de recursos e nem teve evento. Nos posicionamos enquanto um evento antifascista e pela democracia e ele fez o parecer em cima disso, com citações religiosas que desvirtuam completamente do que um parecer deveria tratar”, afirma, citando a postagem feita no dia 1º de junho de 2020.

O documento cita, ainda, que “por inspiração no canto gregoriano, a Música pode ser vista como uma Arte Divina, onde as vozes em união se direcionam à Deus” (sic.). Outro argumento de caráter religioso usado no documento diz que “a Arte é tão singular que pode ser associada ao Criador”.

Das oito edições realizadas nos últimos dez anos, o Festival de Jazz do Capão teve três delas viabilizadas com patrocínio através da Lei Rouanet. Em 2020, o festival não aconteceu por causa da pandemia, mas fez sua inscrição pensando no retorno de 2021. Foi quando a equipe do evento submeteu o projeto para nova avaliação e teve o parecer desfavorável, após análise da Funarte (órgão vinculado ao Ministério da Cidadania). O Festival de Jazz do Capão conta com patrocínio parcial da SecultBA e a captação da Lei Rouanet complementa os recursos.

 

 

 

Foto reprodução Jornal da Chapada/ divulgação Ascom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.