O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou que o atual advogado-geral da União, André Mendonça, será o indicado para ocupar a vaga do ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), que deixa o tribunal oficialmente nesta segunda (12), ao completar 75 anos, idade máxima para o cargo.
“Olha só, vocês sabem que da última vinda aqui, o Fux pediu para que eu só apresentasse o nome do futuro indicado depois da aposentadoria do senhor Marco Aurélio. Nós hoje devemos apresentar à noite o nome sim, do André Mendonça. Como tem um DOU (Diário Oficial da União) especial hoje para mais outras coisas, eu pedi que após a reunião com o senhor ministro Fux fosse publicada a indicação do senhor André Mendonça”, disse o presidente.
André Mendonça será sabatinado pelo senadores, em data a ser definida pelos parlamentares. O indicado será entrevistado em uma comissão especial criada para tratar do tema.
André Mendonça é pastor da Igreja Presbiteriana Esperança de Brasília. Nos últimos meses, quando estava no comando do Ministério da Justiça, ele se envolveu em polêmicas ao utilizar a Polícia Federal para perseguir opositores do governo, por meio da abertura de inquéritos com base na Lei de Segurança Nacional. Até o momento, todas as investigações abertas pela PF a pedido de Mendonça contra críticos do presidente foram arquivadas.
foto-Edu-Andrade