Até esta segunda-feira (5) cerca de 300 quilos de óleo foram retirados da praia de Itacimirim, localizada no litoral norte da Bahia. As manchas começaram a ser coletadas no último dia 30 de junho, após a identificação dos resíduos por moradores da região.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, município responsável pela praia, Ivanalto Soares, o material foi recolhido pela Capitania dos Portos e enviado para análise no Rio de Janeiro, e aguarda o resultado para saber se é o mesmo material encontrado em 2019. Até terça-feira (6), o material será armazenado em local adequado. A quantidade exata do material encontrado não foi detalhada.
Segundo o coordenador, o óleo encontrado é o mesmo que apareceu no litoral da Bahia em 2019. Ele explica que, por causa da maré, o material foi levado para a praia. “Pela minha experiência, fiz parte da operação em 2019…com certeza, afirmo que esse resíduo é um passivo. Ele estava impregnado nos recifes, e a maré o retirou. Com certeza a análise vai mostrar que é a mesma mancha, não é uma mancha nova, até porque o estado físico do óleo está petrificado, isso mostra que ele tem um bom tempo impregnado nos recifes, que junto com a areia, petrificou” , esclarece Soares.
Após o surgimento do óleo, outras praias da região começaram a ser monitoradas. No entanto, segundo a Defesa Civil, não foi encontrado nenhum outro indício de óleo nas praias.
Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/Agência Pixel Press/Folhapress