sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

BITCOIN: CARROS DE LUXO SÃO APREENDIDOS PELA PF EM AÇÃO QUE MIRA NEGÓCIOS DE CRIPTOMOEDAS

Redação - 05/07/2021 11:21

A Polícia Federal apreendeu carros de luxo durante a operação desencadeada nesta segunda-feira que tem como alvo uma quadrilha suspeita de desviar mais de R$ 1,5 bilhão em negócios envolvendo criptomoedas, em Curitiba, no Paraná. A Justiça Federal expediu um mandado de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 22 de busca e apreensão, além do sequestro de imóveis, bens e bloqueio de valores. Corrida espacial:Bilionário Richard Branson larga na frente e voará ao espaço antes de Bezos, mas não tão alto quanto CEO da Amazon

De acordo com as investigações da PF, os valores eram movimentados por meio de um mecanismo criado, pela área de TI da corretora envolvida no esquema, e não correspondiam à realidade. A ação, denominada Daemon, conta com 90 agentes da PF. “Os recursos transferidos ao grupo pelos clientes eram desviados de acordo com os interesses do líder da organização criminosa. Desta forma, como os clientes acreditavam que estavam realizando operações nas corretoras e obtendo lucros diários e garantidos, não havia suspeitas da prática de irregularidades, o que só veio a ocorrer no início de 2019 com o bloqueio dos saques”, diz a PF.

As investigações sobre o grupo começaram em 2019 pela Polícia Civil. Na ocasião, integrantes da quadrilha fizeram um boletim de ocorrência no qual diziam que haviam sido vítimas de um crime cibernético. Os valores de todos os credores foram bloqueados pela empresa, que controla três corretoras. Durante a apuração, os investigadores da Polícia Civil e integrantes do Ministério Público desconfiaram que o ataque fosse falso. Eles passaram a investigar o grupo por estelionato e outros crimes, como lavagem de capitais, organização criminosa e delitos contra a economia popular e o sistema financeiro nacional, o que levou a PF ao caso.

De acordo com a PF, a investigação policial recebeu o nome de Operação Daemon por se referir, no âmbito da mitologia grega, a um ser sobrenatural trabalhando em plano de fundo, e no âmbito da computação, a um programa que executa um processo que não está sob controle direto do usuário interativo.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.