domingo, 29 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

MILHARES DE BRASILEIROS PODEM TER TOMADO VACINA VENCIDA CONTRA A COVID-19; BAHIA CONTESTA DADOS

Redação - 02/07/2021 16:38 - Atualizado 02/07/2021

Um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal aponta que quase 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. Prefeituras citadas negam o problema e atribuem o achado a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram aplicadas 25.935 doses fora do prazo em pelo menos 1.532 cidades.

De acordo com os dados do levantamento, a Bahia teria aplicado mais de mil doses da vacina vencida.  Em Salvador, teriam sido 824 doses do imunizante aplicadas, em 25 postos de saúde. Em toda a Bahia, mais de 70 municípios teriam aplicado a dose fora do prazo.

Contudo, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) negaram que tenham aplicado vacinas contra a covid-19 fora do prazo de validade. Segundo as secretarias, a informação está errada.

A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, explica que “os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina”. A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do Ministério

O Ministério da Saúde diz que “caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses”. Além disso, ainda segundo a pasta, “o vacinado deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local”.

O levantamento dos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado nesta sexta-feira (2) pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Os dados indicam que o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina (veja tabela abaixo).

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.