sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

LAURO: RETOMADA DA ECONOMIA É DESTAQUE EM AUDIÊNCIA DO PPA

Redação - 30/06/2021 18:30 - Atualizado 30/06/2021

As demandas da população de Lauro de Freitas relacionadas a trabalho, emprego, renda, esporte, lazer e segurança pública foram tratadas na quarta audiência do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, realizada nesta terça-feira (29), via transmissão pelo canal da Prefeitura Municipal no Youtube. As contribuições sociais para o PPA vão se tornar metas e programas que farão parte da construção anual da lei orçamentária, durante os próximos quatro anos.

Como afirmou a prefeita Moema Gramacho, o PPA tem uma grande valia para ouvir a população sobre práticas que serão desenvolvidas de forma coletiva. Dentro das temáticas da quarta audiência, a gestora destacou o Programa Cidade Solidária e Sustentável, que reúne 16 ações voltadas para a geração de emprego e renda, como um vetor de retomada da economia ainda durante e pós a pandemia, além de projetos de qualificação profissional, de estímulo à agricultura familiar e outros que vão impulsionar o crescimento do município.

“Lauro de Freitas acabou se colocando como o primeiro município na geração de emprego no mês de abril. Isso se deveu a ampliação na área de serviços e construção. Temos uma cidade que não para de fazer obras. Por onde você passa vê obras de macrodrenagem, do FINISA, de construção de escolas e tantas outras. Isso gera emprego formal. Também tivemos um crescimento nos serviços de saúde e fornecimento de produtos para essa área. A nossa meta é continuar fazendo com que isso cresça”, pontuou Moema.

O munícipe João Daniel propôs a Prefeitura uma abordagem nos bairros para realizar ação trabalhista conjunta com os negócios de pequeno e médio porte, com foco no cadastramento de jovens e adultos para vagas de estágio e emprego. Nesse tocante, o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer, Uilson Souza, ressaltou que a SETREL tem um processo de adesão do termo de cooperação técnica, firmado com segmentos econômicos da cidade, para que as empresas contratem munícipes.

“Também temos a Casa do Trabalhador que vai se tornar um equipamento de qualificação profissional, com ações de formação voltadas para tecnologias. Outro aspecto da empregabilidade é a captação e intermediação da mão de obra, que estamos com parceria assinada com Estado para funcionamento do Sine modelo, com a disponibilização do serviço de captação de vagas, além da implantação de um sistema municipal para aferir a real empregabilidade de postos de trabalho, e criação de bancos comunitários” disse Uilson.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica, Manoel Carlos, apontou para ações transversais, a partir de metas da SMDE, que passam por desenvolvimento de projetos de infraestrutura nas áreas de tecnologia, informação e comunicação, com foco na inserção do município no rol das cidades inteligentes e digitais, bem como a promoção do setor econômico associado à inovação e valorização da identidade cultural, abertura de linhas de crédito e microcrédito, e outras.

Já na temática de segurança, José Pires, secretário Municipal de Segurança Pública, destacou programas que vão contribuir na construção do Plano Plurianual, como o “Lauro de Freitas mais Seguro”, “Guarda Cidadã”, “O Mar mais Seguro”, além de articulações com a comunidade, com a implantação de conselhos, e monitoramento de toda a cidade. Pires também ressaltou a criação da Secretaria de Segurança (SMSP), para reforçar a proteção dos bens, serviços e instalações municipais.

Assim como na quarta audiência pública do Plano Plurianual 2022-2025, a Câmara de Vereadores esteve presente nas últimas sessões online do PPA, realizadas nos dias 8, 15 e 22 de junho. De lá para cá já foram discutidos temas como: saúde, educação, social, habitação, meio ambiente, infraestrutura, limpeza urbana, transporte, saneamento, cultura, turismo, políticas afirmativas, juventude e mulher. A devolutiva de todas as audiências será realizada no dia 14 de julho.

Foto:Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.