sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

MP PRECISOU INTERFERIR PARA VACINAÇÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Redação - 28/06/2021 19:30 - Atualizado 28/06/2021

A partir de amanhã, dia 29, cerca de 7,5 mil pessoas em situação de rua começam a ser vacinadas em Salvador, conforme anúncio da Prefeitura. O Ministério Público da Bahia afirma que a vacinação dessa população vulnerável resultou de um trabalho conjunto com a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre)  e pelos Consultórios na Rua, que vêm atuando desde março para agilizar a aplicação da vacina nesse grupo. Ele será contemplado com o imunizante da Janssen, em dose única.

Segundo a promotora de Justiça Márcia Teixeira, foram realizadas diversas reuniões com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para refletir e alinhar a melhor maneira de atender as pessoas em situação de rua e os técnicos que atuam diretamente com essa população. Teixeira informou que foi requerida a inclusão desses profissionais. “As instituições e os movimentos sociais se uniram para viabilizar uma metodologia que acolhesse de forma humanizada e assertiva”, afirmou.

Para viabilizar a vacinação, instituições, serviços e movimentos sociais ofereceram listas dos assistidos que vivem em situação de rua com os dados necessários para o cadastramento. O MP solicitou a inserção das equipes técnicas que atuam com o público, a exemplo do projeto “Corra pro Abraço” e seus assistidos, para colaborar com as listas produzidas.

Pontos de vacinação

Os pontos de aplicação da vacina serão os quatro Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) e o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar). Os assistidos nas Unidades de Acolhimento Institucionais (UAIs) e cadastrados no Programa Corra Pro Abraço também compõem o grupo dos que serão contemplados com a vacina.

  • Centro Djalma Dutra

Avenida Djalma Dutra, n° 128, Matatu

Referência: Em frente ao posto de combustível, logo após a subida para o Matatu de Brotas.

Tel. 3202-2300

  • Centro POP Itapuã

Av. Dorival Caymi, nº 635, Itapuã

Referência: em frente ao Posto de Gasolina Larco / Madeireira Itapuã/ próximo A Prefeitura Bairro

Tel. 3266-8427

  • Centro Pop Mares

Rua do Imperador, 56, Mares

Referência: ao lado da SindiFerro

Tel. 3409-8830

  • Centro Pop Dois de Julho

Rua Augusto França, 125 – Dois de Julho

Telefone: (71) 3266-8433

  • Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua

Rua do Corpo Santo, 37, Edifício Isadora – Comércio

 

 

 

 

Foto: Raphael Muller/ Ag. A Tarde

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.