O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta quarta-feira (23) reafirmou que teme por um aumento no número de casos da covid-19 após as festas de São João. “Seguramente, no comecinho de junho vamos ter um aumento no número de casos. Na sequência, o aumento de internações e mortes. Esse filme já vimos”, lamentou. A declaração foi dada durante entrevista a rádio Metrópole, desta quarta-feira (23).
Vilas-Boas disse que torce para que os apelos feitos à população, para que aglomerações em locais fechados sejam evitadas, surta efeito. O secretário sugeriu que, se houver a necessidade de festejar, isso seja feito ao ar livre. “Em último caso, se for fazer algum tipo de aglomeração, faça só com seus familiares e amigos próximos, da sua bolha [formada por pessoas com quem já vem convivendo rotineiramente], do lado de fora de casa”, aconselhou.
Ele acrescentou que ao ar livre, e com distanciamento, as chances de contaminação caem bastante.”Sugiro às pessoas que tentem ver a possibilidade, com a prefeitura, de fechar a rua e passar a noite festejando ao ar livre”, sugeriu. Na manhã desta quarta, no instante da entrevista, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos com Covid-19 permanecia na casa dos 80% – índice que também era verificado no final da tarde da última. “Se houver um aumento, estaremos preparados para matar essa bola no peito e garantir que o melhor atendimento possível continue sendo oferecido”, concluiu.