A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador informa que a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 foi encerrada nesta quarta-feira (16) antes do horário previsto devido ao desabastecimento dos imunizantes. A aplicação da 2ª dose ocorreu normalmente até às 16h, como programado.
A capital aguarda o envio de novos lotes da vacina contra o novo coronavírus por parte do Governo Federal para retomar a aplicação da 1ª dose.
O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, já havia chamado atenção para o problema do desabastecimento de vacinas na capital baiana, afirmando que o Ministério da Saúde não estaria distribuindo os imunizantes de maneira igualitária, o que impacta na ampla proteção dos indivíduos. O gestor citou a vacinação de São Luís, no Maranhão, como exemplo para justificar seu posicionamento. “São Luís já avançou para a imunização de pessoas com 26 anos ou mais, enquanto Salvador ainda está na faixa dos 50 anos. Como uma capital tem 79,9% da população vacinada, outra tem outra tem 45,3% e tem capital com parâmetro ainda menor?!”, questionou Leo Prates.