Por: João Paulo Almeida
Em nota enviada ao portal Bahia Econômica, a secretaria de saúde do estado da Bahia (SESAB) afirmou que a Bahia não tem como estipular prazo para o fim da vacinação adulta, como já fizeram oito estados, pois os últimos dados do censo no estado são de 2010, e não tem como se avaliar a quantidade de adultos no estado para se ter uma dimensão. Segundo a secretaria os estados que estão divulgando essas previsões estão criando expectativas falsas na população. Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e outros já definiram datas para vacinar toda a população adulta.
“Em virtude do último censo ter ocorrido em 2010, o que se tem disponível são projeções. A estimativa populacional com 18 anos ou mais é de 11.148.781. No momento, a Bahia já imunizou 4.109.720 com a primeira dose da vacina, o que equivale a 36,86%. O estado da Bahia é uma das unidades da federação com maior celeridade na aplicação dos imunobiológicos, o que significa que cabe ao Ministério da Saúde enviar doses em quantitativo suficiente e manter regularidade nas entregas para que seja possível essa programação com assertividade. No momento não é adequado fazer previsões com base em entregas realizadas a conta-gotas por parte do Governo Federal, pois isso criaria expectativas na população em cima de variáveis que não estão sob controle do estado”, diz a nota.
Ontem, tanto o governador Rui Costa (PT) quanto o prefeito Bruno Reis (DEM) criticaram os estados que andaram divulgando tais previsões no final de semana. Segundo o governador o momento não é de querer aparecer e segundo Reis os políticos estão querendo holofotes. Veja aqui a matéria de Rui e aqui a matéria de Reis.
Foto: divulgação