quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5415 Dólar 5.194

“NÃO QUERO MAIS POLEMIZAR”, RUI EVITA CRÍTICAS À ANVISA E DETALHA ESTRATÉGIA PARA VACINAÇÃO COM SPUTNIK

Redação - 15/06/2021 19:47

O governador Rui Costa, ao ser questionado sobre a demora nas decisões da Anvisa, resolveu evitar a tecer críticas à Agência. Desde o início do imbróglio envolvendo a vacina Sputnik, o gestor vinha atacando diretamente o órgão federal. No entanto, o chefe do Executivo baiano atacou o Governo Bolsonaro. “Não quero mais polemizar. Já houve a aprovação de um lote pequeno. […] O governo federal atrapalhou sempre que pôde”, apontou hoje, 15, durante seu tradicional programa das redes sociais nas terças à noite.

Rui também aproveitou para falar sobre a vinda da Sputinik, que deve chegar ao estado no início de julho (Veja Aqui). Segundo o gestor, os imunizantes serão usados para zerar a imunização em pelo menos cinco cidades da Bahia (Veja Aqui).

Inicialmente, serão trazidas cerca de 150 mil vacinas para o estado. A vacinação nestas cidades, que ainda estão sendo escolhidas, deve ser realizada em julho. “A ideia é que consigamos zerar a vacinação de 18 a 60 anos das cidades. Por isso, devemos escolher cinco cidades na faixa de 40 mil a 60 mil habitantes”, declarou o governador Rui Costa (PT), durante uma live nas redes sociais, nesta terça-feira (15).

No início de junho, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, já havia declarado que Salvador não deve receber a vacina russa inicialmente. O titular da Saúde justificou que a capital tem três milhões de habitantes e, por isso, seria difícil fazer o controle das primeiras aplicações da Sputnik, por isso vão escolher cidades de médio porte.

“Uma norma geral diz que a gente não deve pulverizar aleatoriamente essa vacinação porque nós precisamos fornecer a Anvisa os dados de farmacovigilância (efeitos colaterais). Portanto, a ideia é de concentrar em cada um dos estados em poucos municípios para que se possa ter um acompanhamento próximo e, sobretudo, rápido. Até porque, uma vez aplicadas essas doses, teremos a liberação para importar as demais”, disse Fábio.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.