terça, 28 de maio de 2024
Euro 5.6328 Dólar 5.1736

LONGA BAIANO ESTÁ NO MAIOR FESTIVAL DE ANIMAÇÃO

Redação - 15/06/2021 10:30 - Atualizado 15/06/2021

Foram aproximadamente três anos e meio de produção até o longa de animação baiano Meu Tio José ficar pronto. Mas a ideia de fazer o filme começou inconscientemente há quase 40 anos, quando Ducca Rios, autor da história, teve seu tio José Sebastião de Moura assassinado, em 1983, nos anos finais da ditadura.

O crime nunca foi resolvido, mas suspeita-se que tenha motivações políticas, já que José integrava o grupo de esquerda Dissidência da Guanabara e ele havia participado do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick.

Ontem, Meu Tio José alcançou um marco importantíssimo e raro: foi o quarto longa brasileiro a ser exibido no Festival Internacional do Cinema de Animação de Annecy, na França, o mais importante evento do gênero no mundo. E o filme tem muitos outros itens que o credenciam, como Wagner Moura dando voz ao Tio José e a trilha com cinco músicas de Chico Buarque, sendo quatro delas em versão punk, para dar um tom bem anos 1980. Lorena Comparato, Jackosn Costa e Tonico Pereira também emprestaram a voz a alguns personagens.

 

foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.