O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta terça-feira (15) um projeto em tramitação no Congresso que cria uma espécie de “passaporte de imunidade” para pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19.
Segundo informações de O Globo, o texto foi aprovado pelo Senado e será analisado agora pela Câmara dos Deputados. Bolsonaro disse que, caso a proposta seja aprovada, ele irá vetá-la. “O que tu acha do passaporte da Covid? Aquela onda aí, estou nas mídias sociais”, questionou o presidente a apoiadores, no Palácio da Alvorada. “Sem comentários. A vacina vai ser obrigatória no Brasil? Não tem cabimento”.
Bolsonaro refutou comparações com a exigência de vacinas feitas por alguns países. “Alguns falam: Para você viajar, tem que ter um cartão de vacinação. Cada país faça as suas regras. Se para ir para tal país tem que ter tomado tal vacina, se você não tomar, você não entra”, destacou.
O presidente afirmou que não acredita que o projeto será aprovado, mas já adiantou que ele seria vetado. O Congresso pode derrubar um veto presidencial. “Eu não acredito que passe pelo Parlamento. Se passar, eu veto e o Parlamento tem o direito…Tem o direito, não. Vai analisar o veto. Se derrubar, aí é lei”.
O projeto cria o chamado Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS), documento que liberaria acesso a eventos culturais e esportivos, reservas naturais e cruzeiros, entre outros locais que tenham empregado restrições.
Foto: Carolina Antunes/ Agência Brasil