Segundo o governador Rui Costa, existe o risco de o mês de julho registrar índices superiores aos de março, pior mês da pandemia até então. “Estamos muito preocupados”, disse o gestor em coletiva nesta quinta (10).
“Em fevereiro, tínhamos oito mil contaminados ativos. Em março, evoluímos para o pior mês desde o início da pandemia e chegamos a 20 mil contaminados. Se em julho do ano passado tinha sido o pior mês de óbitos, com dois mil óbitos, em março chegamos a três mil. Abril passou de dois mil e maio vai passar de dois mil”, continuou.
Rui pediu a ajuda da imprensa para que faça um trabalho de conscientização para que a população tome consciência durante o período de festas juninas e evite aglomerações.
“Se as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio provocarem uma nova avalanche de casos, nós não temos mais 40% dos leitos vazios para recepcionar. Só temos 15%. O receio é que os primeiros dias de julho tragam uma tragédia ainda pior do que foi o mês de março. Se não conseguirmos regular os pacientes em até 24h, está mais do que comprovado que a taxa de mortalidade aumenta”, ressaltou.