A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador alcança a população com faixa etária a partir de 50 anos neste sábado (12). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai realizar um mutirão, das 8h às 12h, para imunizar cidadãos nascidos até 12 de junho de 1970. À tarde, das 13h às 16h, poderão ser vacinadas as pessoas que nasceram até 12 de janeiro de 1971.
De acordo com a SMS, estará suspensa, amanhã, a vacinação de todas as demais categorias. Quem tem a segunda dose marcada para sábado e domingo, no entanto, poderá se dirigir a um dos pontos definidos especificamente para esta aplicação. A estratégia será divulgada ainda hoje.
Com a chegada de 90 mil doses da vacina da Janssen em Salvador, a partir da segunda-feira (14), o processo de imunização para prevenção da Covid-19 na cidade avançará para novos públicos. Durante a inauguração de mais uma unidade da Casa Soma, espaço de recolhimento de resíduos recicláveis, em Stella Mares, nesta sexta-feira (11), o prefeito Bruno Reis anunciou que a remessa permitirá alcançar cerca de 6 mil pessoas que estão em situação de rua. As aplicações restantes serão utilizadas para dar continuidade à vacinação por idade.
“Iniciada a vacinação da população de rua, a expectativa é concluir todo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) até a quarta-feira (16). Iremos chegar ao final do mês com mais de 50% do público-alvo, acima de 18 anos, com a primeira dose aplicada no braço”, afirmou o prefeito, acrescentando que Salvador cumpriu todas as determinações do Ministério da Saúde, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e de medidas judiciais.
O chefe do Executivo municipal também traçou um balanço da imunização na capital baiana e da atual situação epidemiológica. Ontem (10) a cidade bateu recorde de 22 mil cidadãos vacinados em único dia, nos diversos pontos fixos e drive-thrus montados para a estratégia.
“Fechamos com 43% da população-alvo vacinada. Mais de 880 mil pessoas já receberam a primeira dose. Muitos falam de uma possível terceira onda em julho, o que me traz muita preocupação. Mas confio que o processo de vacinação possa impedir isso”, destacou Bruno Reis.
Ele lembrou ainda que, a partir da próxima semana, a campanha de imunização contra o coronavírus terá à disposição mais 250 vacinadores que serão contratados pela Prefeitura para reforçar as equipes de saúde. Além destes, outros 50 profissionais serão integrados à estratégia por meio do convênio com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).