quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

SEBRAE, UPB E FECOMÉRCIO EM PROL DO EMPREENDEDORISMO

Redação - 11/06/2021 15:47 - Atualizado 11/06/2021

Investir no fomento da gestão empreendedora para gerar desenvolvimento local. Esse é o principal objetivo do termo de parceria que será assinado entre Sebrae, União dos Municípios da Bahia (UPB) e Fecomércio. Os primeiros ajustes aconteceram durante uma reunião realizada na sede da UPB, na manhã desta sexta-feira (11), e contou com a participação de representantes das três instituições.

A ideia é somar forças para alavancar os pequenos negócios, por meio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, e de qualificação do Sesc e Senac (Fecomércio). “Além de ofertar conhecimento, cursos e capacitação, o Sebrae se preocupa em melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas. O prefeito que fomenta o empreendedorismo local, alavanca a economia do município”, avaliou o coordenador de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Bahia, Maurício Simões, que representou a gerente da Unidade de Atendimento de Negócios, Cecilia Miranda.

“Temos total interesse em avançar nesse projeto. O empreendedorismo local está mudando o cenário em muitos municípios do interior. É preciso fomentar a gestão empreendedora de forma mais efetiva e nada melhor do que a parceria com instituições como o Sebrae e a Fecomércio”, disse a superintendente da UPB, Raquel Santana.

Na próxima semana serão realizadas reuniões entre o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, e o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, com objetivo de dar encaminhamento ao termo de parceria. “Temos recebido os gestores com muitas dificuldades. É um cenário muito complicado e tudo que tiver de projetos que possam chegar aos prefeitos e seus munícipes é fundamental”, completou a superintendente da UPB.

Para o chefe de gabinete da presidência da Fecomércio, José Humberto, a soma de forças das três instituições será decisiva para desenvolver a atividade empreendedora no interior. “Vamos programar em cima do que já existe no Sebrae e na Fecomércio para fomentar os negócios entre micro e pequenas empresas no interior do estado, iniciando por três municípios piloto”, disse. Afirmação foi chancelada pelo assessor especial da presidência, Jorge Castellucci, que acrescentou. “Nesse cenário, é importante identificar as características do empreendedorismo da região para fundamentar o desenvolvimento econômico local”.

Sobre o Programa Cidade Empreendedora

Desenvolvido pelo Sebrae, o Cidade Empreendedora oferece mais de 400 horas de consultoria especializada e tem o intuito de engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Dentro os objetivos do programa estão: inserir os pequenos negócios na agenda municipal; desenvolver lideranças empreendedoras locais; colocar a educação empreendedora nas escolas; e simplificar os trâmites de abertura, alteração e baixa de empresas. O Programa também qualifica a atuação das Salas do Empreendedor, amplia a participação dos pequenos negócios nas compras do governo, apoia o ingresso da agricultura familiar na merenda escolar, dentre outros.

Foto: ilustrativa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.