O governo do Chile anunciou nesta quinta-feira (10) que colocará Santiago e sua Região Metropolitana, além de outras áreas do país novamente em lockdown a partir de Sábado (12) devido à piora no número de novos casos diários de coronavírus, mesmo sendo um dos países do mundo que mais vacinaram a população com duas doses de vacina.
O Chile já tem 45% da população vacinada com 2 doses de vacina, sendo que 85% do total tomou a Coronavac. Isso está gerando um temor de que a eficácia da Coronavac seja menor, embora especialistas digam que o percentual de 45% da população vacinada é insuficiente para imunidade coletiva capaz de barrar a transmissão da doença. A imunidade seria alcançada com 75%. Apesar disso, em países como o Estados Unidos e Reino Unido quando se atingiu o percentual de 45% a queda nos casos já era visível.. No entanto, especialistas afirmam que pode haver outros fatores.
Em Santiago, Bares e restaurantes não poderão atender clientes e escolas não terão aulas presenciais; haverá proibição de reuniões sociais e toque de recolher das 22h às 5h. Atividades ao ar livre serão permitidas só das 5h às 9h —no fim de semana, das 5h às 10h. (G1 e O Antagonista)