Visando coibir o excesso de velocidade, novos radares estão em fase de instalação em Lauro de Freitas e deverão iniciar a fiscalização da velocidade dos veículos depois que o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) aferir os equipamentos, o que deve acontecer nos próximos dias. Os equipamentos estão entre as Avenidas Santos Dumont, Dois de Junho e Rua Gerino de Souza Filho.
De acordo com o superintendente da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) Smith Neto, a velocidade máxima permitida na Avenida Santos Dumont é de 60 km/h, já na Gerino de Souza Filho e na Dois de Junho 50km/h. Ele ressalta que todos os equipamentos serão fixados em locais visíveis e com ampla divulgação. “Além disso, placas que fazem a sinalização do limite de velocidade serão instaladas conforme exigência do Código Brasileiro de Trânsito”, informou.
Smith destaca que técnicos da Settop realizaram estudos para verificar os locais onde havia necessidade de implantação dos radares levando em conta índice de acidentes e média de registro de velocidade nestes locais. “Infelizmente, nestes pontos houve um aumento de casos de acidentes por excesso de velocidade que não conseguimos coibir com blitz, porque algumas infrações como rachas ou pegas acontecem de madrugada. A implantação destes equipamentos acontece após o esgotamento de recursos e com a constatação de que continuam ocorrendo acidentes de trânsito naquele local”, concluiu.
Os aparelhos vão fiscalizar as velocidades regulamentadas na rua Gerino de Souza Filho próximo a igreja Assembléia de Deus, e outro na mesma via próximo ao condomínio Casas do Bosque. Na avenida Dois de Julho, um equipamento irá operar atrás do Restaurante Popular. Já na Avenida Santos Dumont BA-099 os pontos de radar são: dois equipamentos no KM 4.5 sendo um sentido Salvador e outro Litoral Norte; mais dois radares no Km 1.4, um no sentido Litoral e outro sentido capital e por fim mais dois aparelhos no Km 6.1, um sentido Salvador e outro Litoral.
A implantação dos novos pontos de radares tem o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro para pedestres e motoristas. “A fiscalização eletrônica é um aliado que auxilia no cumprimento das leis de trânsito, inclusive dos limites de velocidade”, explicou.
Foto: Lucas Lins/PMLF