domingo, 13 de abril de 2025
Euro 6.74764 Dólar 5.9169

BAIANOS ENFRENTAM DIFICULDADES PARA REALIZAR PROVA DE VIDA DO INSS

Redação - 09/06/2021 07:14

Baianos estão enfrentando dificuldade para realizar prova de vida do INSS.  O prazo para realizar a prova se encerra em junho deste ano e quem não realizar pode ter o benefício cortado . Cerca de 2,5 milhões de baianos precisam fazer o exame todo ano. Desse total, apenas 1,458 milhão pessoas já cumpriram o requisito do INSS, sendo que 926 mil fizeram em 2020 e 532 mil nos primeiros meses de 2021, já que o que estava suspenso era a penalidade pela não realização e não a prova em si.

De acordo com Marcelo Caetano, chefe da divisão de benefício da gerência de Salvador, por conta da pandemia, há uma alta demanda pela prova domiciliar, criando uma fila maior ainda. “Estamos com uma dificuldade pela quantidade de profissionais que temos e a demanda alta para o processo de visita na casa das pessoas para atestar a vida do beneficiado”, relata Caetano, que indica que o processo seja realizado pelo aplicativo ou que o beneficiado escolha um procurador para fazer isso presencialmente em caso de maiores dificuldades.

Para fazer por aplicativo, o beneficiado só precisa da biometria para comprovar a sua vida na área da prova sem sair de casa. Só que essa função só está disponível para quem tem a digital atualizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou no Detran. Pelo app, também dá para solicitar a procuração para o caso de quem não pode fazer biometria.

Quem não conseguir cumprir o prazo, não perde o benefício definitivamente e apenas é alvo de uma suspensão temporária. É o que garante Marcelo Caetano, que informa quanto tempo leva para que a suspensão ocorra depois do término do prazo. “Não se retira em definitivo. O que pode haver é a interrupção do pagamento do benefício. A partir do momento que vence a data para fazer a prova de vida, a pessoa deve ter o benefício suspenso em 45 dias, mas se ela fazer a prova antes não acontece a interrupção”, salienta.

E se suspender? É necessário um processo burocrático para a recuperação do benefício pelo cidadão? Caetano faz questão de dizer que não. “Depois de oficializada a suspensão, ela pode ser revogada assim que a pessoa se dirigir ao local em que precisa realizar a prova de vida. E lá não vai precisar fazer qualquer outro procedimento que não seja a própria prova para reativar o benefício”, alerta.

Para quem vai fazer presencialmente, é preciso observar o novo cronograma das instituições bancárias que estão estruturando o retorno, que vão especificar quando as pessoas devem fazer a prova para evitar que todos cheguem nas agências de uma vez. Quem fez em 2020, só precisa se atentar quando der um ano dessa prova que foi realizada e não precisam de cronograma porque isso é só para quem não fez. Quem fez em novembro de 2020, vai em novembro de 2021. Quem fez em julho do ano passado, vai em julho deste ano.

Prazo final para quem está com a prova pendente:

  • Quem deveria ter feito em março e abril de 2020: 30 de junho de 2021
  • Quem deveria ter feito em maio e junho de 2020: 31 de julho de 2021
  • Quem deveria ter feito em julho e agosto de 2020: 30 de agosto de 2021
  • Quem deveria ter feito em setembro e outubro de 2020: 31 de setembro de 2021
  • Quem deveria ter feito em novembro e dezembro de 2020: 30 de outubro de 2021

Foto: divulgação

(Correio)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.