sábado, 24 de maio de 2025
Euro Dólar

CPI DA PANDEMIA QUER CONVOCAR JOÃO ROMA PARA FALAR SOBRE COPA AMÉRICA

Redação - 07/06/2021 06:58

O senador Humberto Costa (PT) protocolou um pedido de convocação do ministro da Cidadania, João Roma, para prestar depoimento na CPI da Pandemia, no Senado. Em sua justificativa, Costa defende que o ministro preste depoimento por ele ser o responsável pela área de esportes do governo federal, após decisão de o Brasil sediar a Copa América, competição que está prevista para iniciar na próxima semana, no dia 13 de junho.

“A convocação do senhor João Roma, Ministro da Cidadania, ministério ao qual está ligada a Secretaria Especial do Esporte, para prestar depoimento perante esta Comissão Parlamentar de Inquérito, como testemunha, sobre a decisão do Brasil de receber a Copa América”, afirma o senador em sua justificativa. O requerimento foi protocolado no última sexta, 4, e deve ser apreciado esta semana.

Desde o anúncio da realização da Copa América, nem o ministro, nem a pasta tocaram no assunto. O Ministério da Cidadania foi criado no governo Bolsonaro e é um órgão da administração federal direta composto pela unificação dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social, área que João Roma tem dado mais prioridade.

No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro informou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que João Roma iria representá-lo nos jogos olímpicos de Tóquio, que acontece entre os dias 23 de julho a 8 de agosto deste ano. Ontem à noite, 5, Bolsonaro participou de uma teleconferência com dirigentes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), responsável pela organização da Copa América. Na mensagem, o mandatário afirmou que o governo brasileiro está pronto para colaborar na organização do torneio.

Para o senador Humberto Costa, é consenso entre os especialistas que não é o momento de o Brasil sediar um torneio internacional de futebol porque o país deverá enfrentar uma terceira onda na pandemia de Covid-19, que poderá ser ainda mais grave que as anteriores.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.