quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

APÓS AUTORIZAÇÃO EXCEPCIONAL PARA NORDESTE, OUTROS 6 ESTADOS E DF PEDEM USO EMERGENCIAL DA SPUTNIK V

Redação - 07/06/2021 19:15

Os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal solicitaram nesta segunda-feira, 7, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a autorização para a importação em caráter emergencial da vacina Sputnik V contra Covid-19.

O grupo chamado de Consórcio Brasil Central negocia diretamente com o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo). Os imunizantes em questão chegariam ao Brasil vindos da Rússia, não tendo ligação com a fábrica da Sputnik V instalada no Distrito Federal.

Na última semana, a Anvisa aprovou, com restrições, o pedido de importação excepcional das vacinas Sputnik V e Covaxin contra o novo coronavírus para o Consórcio Nordeste – composto por Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. A decisão é válida para os lotes trazidos de fora, não configurando como autorização de uso emergencial.

Os primeiros lotes da vacina russa serão entregues somente em julho e será restrita a 1% da população de cada um dos seis estados nordestinos que fizeram a solicitação. Cerca de 66 países no mundo já aprovaram a utilização da vacina, ocupando a segunda posição mundial em aprovações de reguladores estatais.

 

 

 

 

Foto Pavel KOROLYOV / AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.