Os jornalistas de Salvador começarão a ser vacinado amanhã (4), segundo confirmou o prefeito Bruno Reis. O retorno dos profissionais ao grupo prioritário foi possível após a negativa do Tribunal de Justiça em manter a decisão do Ministério Público do Estado da Bahia, que suspenseu a vacinação do grupo, enquanto aguardava explicações técnicas.
Os profissionais vacinados serão acima dos 40 anos e que preencham os seguintes requisitos: estejam em atividade externa (cobertura de rua) ou em ambientes fechados (estúdio e redação). Na decisão da secretaria municipal de saúde de Salvador, os profissionais terão que trabalhar em veículos sediados na capital baiana. Os que residirem na cidade, mas trabalharem em veículos sediados em outros municípios não serão imunizados.
No dia 18 de maio, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) incluiu os profissionais de comunicação (fotógrafos, blogueiros, jornalistas) como grupos prioritários. No dia seguinte, os ministérios públicos estadual e federal emitiram uma recomendação para que a vacinação destes profissionais não fosse realizada, até que a CIB explicasse os critérios técnicos-científicos para a inclusão dos jornalistas como prioridade. Além disso, o MPE entrou com com um mandado de segurança, que acabou negado no TJ.
Outros municípios, como Maragogipe, Ilhéus e Lauro de Freitas, antes mesmo da derrubada da liminar, começaram a vacinação dos profissionais de imprensa.