A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou hoje (1º) o uso emergencial da CoronaVac, vacina desenvolvida contra a Covid-19 pelo laboratório chinês Sinovac. A vacina é a sexta a receber essa aprovação pela entidade e é uma das três que estão sendo usadas no Brasil.
O sinal verde para uso emergencial da vacina CoronaVac significa um endosso internacional crucial para o medicamento. Mas será preciso aguardar para ver até que ponto isso facilitará a entrada de turistas brasileiros na Europa e nos Estados Unidos.
Segundo informações do G1, com base nas evidências disponíveis, a OMS recomendou a vacina para uso em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de duas a quatro semanas.
A organização considerou que “não há razão para acreditar que a vacina tenha um perfil de segurança diferente em populações mais velhas e mais jovens”, e reforçou que os países devem usar a vacina “em grupos de idade avançada” e realizar monitoramento de segurança e eficácia, para verificar o impacto esperado e contribuir para tornar a recomendação mais robusta para todos os países.
A entidade afirmou que a vacina “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação”, e que “seus requisitos de armazenamento fáceis a tornam muito gerenciável e particularmente adequada para cenários de poucos recursos”.
Veja também: OMS deve aprovar Coronavac, facilitando viagens de brasileiros ao exterior
Foto: Amanda Perobelli/ Reuters