terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.5945 Dólar 5.2913

GOVERNADORES COMEÇAM A DEPOR À CPI DA COVID DIA 16

Redação - 31/05/2021 09:00 - Atualizado 31/05/2021

Com os requerimentos aprovados após acordo dos senadores titulares, os governadores começam a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid a partir do próximo dia 16 de junho, quando será a oitiva do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Witzel foi afastado do governo por suspeita de participação em esquema de desvios de recursos federais destinados à saúde.

No dia 29, será a vez do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), comparecer à CPI. O depoimento de Lima é bastante aguardado, já que o Amazonas foi um dos estados mais afetados pela pandemia. O caos em Manaus devido a falta de oxigênio, que resultou na morte de pacientes com coronavírus por asfixia, se tornou um dos principais assuntos desta CPI e deve ser explorado pelos senadores governistas, que tentam provar que a responsabilidade na crise local não foi do governo federal.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, foi convocado para depor no dia 15 de junho. O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), será ouvido no dia 30, e o governador do Piauí e presidente do Consórcio do Nordeste, Wellington Dias (PT), no dia 1° de julho. A rodada de oitivas do mês de junho tem início com a Dra. Nise Yamaguchi, ligada ao Planalto e uma das maiores defensoras do tratamento precoce com cloroquina para a Covid-19. Ela foi convidada e pode recusar.

Também está prevista a convocação de médicos pró e contra cloroquina, da ex-presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e dos ex-assessoes de Eduardo Pazuello, Élcio Franco e Markinhos Shows. Suspeitos de integrarem um gabinete independente que atuava paralelo ao Ministério da Saúde, o empresário Carlos Wizard e o assessor especial da Presidência, Filipe G. Martins, também foram convocados.

Confira as datas:

1/06- Dra. Nise Yamaguchi

2/06 – Dr. Clovis da Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e Dra. Zeliete Zambom, Presidente da Sociedade de Brasileira de Medicina de Família e Comunidade // Dr. Francisco Cardoso Alves, especialista em infectologia pela Emílio Ribas (SES/SP) e Dr. Paulo Porto de elo, médico Neurocirurgião

  • 8/06- Nísia Trindade Lima, presidente Fiocruz
  • 9/06 – Antônio Élcio Franco, ex-secretário Executivo Ministério da Saúde)
  • 10/06 – Markinhos Show , assessor especial Ministério da Saúde
  • 11/06 – Claudio Maierovich, médico sanitarista ex-presidente da Anvisa
  • 15/06 – Marcellus Campêlo, Secretário de Saúde do Amazonas
  • 16/06 – Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro
  • 17/06 – Carlos Wizard, empresário
  • 22/06 – Filipe G. Martins, assessor especial da Presidência
  • 24/06 – Jurema Werneck, representante Movimento Alerta
  • 29/06 – Wilson Dias, governador do Amazonas
  • 30/06 – Hélder Barbalho, governador do Pará
  • 1/07 – Wellington Dias, governador do Piauí e presidente do Consórcio do Nordeste

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.