sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

PREFEITURA E TJ FIRMAM PARCERIA EM AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Redação - 28/05/2021 14:10 - Atualizado 28/05/2021

A prefeitura de Salvador e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) firmaram , nesta sexta-feira (28), uma parceria para fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher em Salvador. O objetivo é realizar o acompanhamento e reeducação de autores de violência por meio do Grupo Reflexivo de Homens, que funcionará no Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF), na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), no Comércio.

“Somos uma cidade complexa, com três milhões de habitantes, e que infelizmente ainda é muito desigual. A pandemia veio para agravar ainda mais todos esses aspectos, ampliando inclusive a violência doméstica e familiar. Não podíamos parar e deixar de fazer com que a cidade continuasse avançando em todas as áreas”, pontuou o prefeito.

Com a parceria, será possível estreitar a cooperação entre estado e município, integrando o processo de troca de informações entre as partes, através dos autores de violência doméstica e familiar que estejam em cumprimento de medida protetiva de urgência expedida pelas varas de Violência Doméstica e Familiar. “Os homens serão encaminhados para tratamento em um grupo reflexivo que contará com uma equipe multidisciplinar, com psicólogos e terapeutas. A ideia é constituir um ambiente para que esse homem reflita, trabalhando, portanto, na sua ressocialização”, explicou a secretária de Política para Mulheres Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo.

A desembargadora Nágila Brito, por sua vez, alertou para o alto volume de ocorrências de violência contra a mulher no estado – a Bahia ocupa a terceira posição no ranking, atrás do Rio de Janeiro e São Paulo. “O TJ-BA espera reverter esses números a fim de coibir a violência. Se não zerar essa estatística, que pelo menos possamos diminuí-la bastante. É necessário que tenhamos esse trabalho de desconstrução da cultura que favorece ao homem e que é tão geradora de violência contra a mulher”, destacou.

Foto: Betto Jr./Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.