sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SANTUÁRIO DE SANTA DULCE COMPLETA 10 ANOS

Redação - 27/05/2021 09:13

O Santuário Santa Dulce dos Pobres, que abriga os restos mortais da freira baiana canonizada em 2019, completa 10 anos nesta quinta-feira, 27, e acumula mais de 15 mil cartas de pedidos e agradecimentos de seus devotos, que transformaram o templo em uma segunda casa. Para comemorar a data, acontecerá, logo mais às 8h30, uma missa solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha. Por conta da pandemia, o número de fiéis será reduzido a 30% da capacidade do local. Mas quem não comparecer, poderá assistir a cerimônia pelas redes sociais: Instagram e Facebook (@santuariosantadulce) e YouTube (santuariosantadulcedospobres).

Desde o início de maio, uma programação especial vem sendo realizada para festejar os 10 anos de dedicação do Santuário da Santa Dulce. A imagem e a relíquia, por exemplo, estão em visita por diversas paróquias de Salvador, sempre aos domingos, até o dia 30. Ontem, também foi rezada uma missa pelos 107 anos de Santa Dulce.

A destinada à celebração de missas do santuário tem capacidade para 1.200 pessoas sentadas. O local abriga ainda a Capela das Relíquias, onde está o corpo de Santa Dulce e uma réplica sua em tamanho natural. No chão, há uma urna que recebe os pedidos de oração e agradecimentos. Além desses papeis, o Santuário também recebe cartas e e-mails, diz a assessoria das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Outro detalhe que chama a atenção são as grades que delimitam o espaço repletas de fitinhas coloridas em homenagem à santa, em alusão às fitinhas do Senhor do Bonfim. A prática partiu dos próprios devotos e, hoje, o Santuário oferta as fitas e também fotos de Santa Dulce com um terço em sua honra escrito no verso.

Construída em 2003, ao lado da Osid, a edificação que hoje é o Santuário Santa Dulce dos Pobres foi batizada inicialmente de Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em homenagem à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a qual pertenceu Irmã Dulce.

O rito da dedicação aconteceu em 27 de maio de 2011, ocasião em que a igreja foi elevada a Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, pelo então Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, e recebeu autorização para realizar celebrações religiosas. Já em 13 de outubro de 2019, por conta da canonização de Irmã Dulce, o espaço passou a se chamar então Santuário Santa Dulce dos Pobres, se juntando a outros 11 santuários de Salvador.

Felicidade Santos, 52, frequentava as missas do santuário desde a sua inauguração. Hoje ela participa da proclamação da palavra e é ministra da eucaristia. Ela explica a motivação da sua conexão: “Santa Dulce me atraiu com esse evangelho concreto que ela ergue. A gente se sente atraído por querer trilhar um caminho de santidade, assim como Santa Dulce fez e, aqui a gente sente a presença dela e o seu chamado. Aqui tem as marcas, as pegadas, que nos orientam para conquistar a santidade. Santa Dulce está viva aqui nesse local”, declara.

FOTO: Paula Fróes/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.