sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

CONTROLE DA PANDEMIA EXIGE AO MENOS 70% DA POPULAÇÃO VACINADA, DIZ FIOCRUZ

Redação - 26/05/2021 16:45

Sem a vacinação de pelo menos 70% da população, o Brasil não controlará a pandemia. A análise foi feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em novo Boletim do Observatório Covid-19, divulgado hoje (26). O estudo ainda aponta que pandemia pode piorar.

Os pesquisadores ressaltam que, mantidas as tendências dos atuais indicadores, o estudo sinaliza uma nova elevação do número médio de óbitos para um patamar em torno de 2.200 por dia. Além disso, ainda há circulação intensa do vírus, que podem resultar em casos graves.

Outra questão preocupante é o rejuvenescimento da pandemia que, associada à circulação de novas variantes do vírus no país, torna mais críticas as consequências entre grupos mais jovens. O estudo conclui que a maior exposição desta faixa etária está associada a condições precárias de trabalho e transporte, além da retomada de atividades econômicas e de lazer, que vêm sendo efetivadas em diversos Estados e municípios, com a flexibilização das restrições vigentes em março.

Os pesquisadores ainda são categóricos em destacar que é premente a intensificação de ações de vigilância em saúde, o reforço de estratégias de testagem de casos suspeitos e seus contatos (incluindo a vigilância genômica), além do controle de voos internacionais e a manutenção de restrições de eventos de massa e atividades que promovam a interação e infecção de grupos suscetíveis.

Simultaneamente, são necessárias medidas de preparação do sistema de saúde, desde a sincronização com a atenção primária em saúde, até a organização da média e alta complexidade, incluindo a oferta de leitos clínicos e UTIs covid-19, e garantia da oferta de insumos.

 

 

Foto: Eduardo Frazão / Exame

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.