Ao se preparar para a cerimônia oficial de despedida do Equador nesta segunda-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro comentou com assessores que precisava colocar máscara de proteção contra a Covid porque estava “dando mau exemplo”. Bolsonaro esteve no Equador para participar da posse do novo presidente do país, Guillermo Lasso. Em solo equatoriano, ele utilizou máscara ao desembarcar e durante os eventos oficiais. Na véspera, no Rio de Janeiro, causou aglomeração em um passeio de moto com apoiadores, onde ele e ministros do governo não utilizaram máscara.
No aeroporto da capital Quito, ao chegar ao saguão para a cerimônia oficial de despedida do país, o presidente não usava máscara de proteção, conforme imagens transmitidas por uma rede social do presidente. Cercado por várias pessoas, todas com máscaras, Bolsonaro afirmou: “Deixa eu botar máscara. Estou dando mau exemplo aqui.”. O presidente costuma desdenhar o uso de máscaras. Já questionou, sem apresentar provas, a eficiência da máscara como meio de proteção contra a contaminação pelo coronavírus, que provoca a Covid-19.
Na sexta-feira (21), o governo do Maranhão multou Bolsonaro por provocar aglomerações e não usar máscara de proteção em meio à pandemia de Covid durante um evento realizado em Açailândia, município localizado a 526 km de São Luís. O valor da multa por infração sanitária será definido após a apresentação da defesa, que tem prazo para ocorrer em até 15 dias. No Rio, até a última atualização desta reportagem, a prefeitura ainda não tinha se manifestado sobre eventual punição pelo descumprimento de normas sanitárias do estado, onde o uso de máscaras em locais públicos é exigido.
Foto: divulgação