O governador Rui Costa e o prefeito Bruno Reis podem anunciar esse final de semana a volta das medidas restriticas em Salvador e na Bahia. Ontem ocorreu uma reunião com prefeitos da região metropolitana de Salvador e do interior para falar sobre o assuntoA posição de Rui veio devido a taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ter ultrapassado a casa dos 80%.
“[A taxa de ocupação dos leitos] voltou para acima de 80%, temos que tomar medidas. Quem não adota as medidas preventivas tem que adotar as medidas corretivas”, disse Rui, durante entrega de obra de macrodrenagem e urbanização no bairro Dique do Cabrito, em Salvador, ontem. O governador voltou a pedir para que a população siga as medidas restritivas e mais uma vez criticou pessoas que estão promovendo aglomerações com eventos noturnos.
“Quero reiterar meu pedido à população para denunciar festas clandestinas, paredões. Não é possível que todo mundo pague o o preço pela irresponsabilidade de alguns que se acham no direito de se enfiar 300 pessoas em um galpão, de lotar um bar. Vi as imagens na segunda-feira, 300 pessoas no balcão na Boa Viagem fazendo farra como se o vírus não existisse. Se o Brasil tivesse comprado vacina não estaríamos passando por isso, mas como o presidente não comprou”, declarou. Ele acrescenta que “todo mundo paga um preço alto, alguns com a vida, outros com sofrimento e dor, outros com medidas restritivas. Um prejuízo para a natividade econômica, porque infelizmente algumas pessoas estão brincando com o vírus”.
Ainda de acordo com Rui, o cenário neste momento é mais preocupante do que em 2020. “No pior mês da pandemia no ano passado, em julho, tínhamos 800 leitos de UTI. E o número de pessoas aguardando chegou a 80 ou 90 pessoas aguardando. Esse ano, temos o dobro de leitos, nós não comportamos e vimos uma fila de 500 em março e não tem mais espaço pra botar novos pacientes”, alertou.
Foto: Reprodução