Uma pesquisa realizada pelo Ideia, encomendada pela revista Exame, apontou que o ex-presidente Lula venceria as eleições contra Jair Bolsonaro para presidente. O levantamento divulgado nesta sexta-feira (21), mostra o petista com 45% das intenções de voto contra 37% do presidente. Com o resultado, Lula consolida a vantagem em relação a Bolsonaro e aparece como o grande favorito na disputa. Essa é a primeira pesquisa após o ex-presidente anunciar que será candidato em 2022. O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 20 de maio.⠀
Na sequência aprece Ciro Gomes do PDT com 4%, seguido de Sérgio Moro, João Dória (PSDB) e Luciano Hulk todos com 2%. O ex- ministro Mandetaa tem 0,5% das intenções de voto, junto com João Amoêdo. Tassio Jeressati e Eduardo Leite tem 0,3%. Não souberam ou não opinaram tem 46% e votos nulos e em branco tem 7¨%
Por região, Lula vence Bolsonaro no Sudeste (47% X 38%), e no Nordeste (50% X 35%). A situação se inverte, com o atual presidente em primeiro lugar, no Norte (64% X 25%), no Sul (45% X 26%), e no Centro-Oeste (42% X 34%). Vale destacar que o Sudeste concentra a maior parte do eleitorado brasileiro, por isso Lula tem uma vantagem no total de votos. A Exame fez dois tipos de sondagens de primeiro turno: o primeiro foi o de abordagem espontânea, sem que os candidatos fossem apresentados previamente. Nesta pergunta, 46% dizem que não sabem em quem votar. Lula aparece com 19% das intenções de voto, e Bolsonaro, com 17%.
No bloco de perguntas estimuladas, com os nomes citados aos entrevistados, a pesquisa testou os candidatos em grupos com três pessoas: Lula, Bolsonaro, e uma terceira opção. O petista vence em todos os cenários. O único candidato que aparece com melhor chance de rivalizar tanto com o ex-presidente quanto com Bolsonaro é Sergio Moro, com 18% das intenções de voto.
“A gente colocou apensar um candidato único de terceira via, não apresentou aquele cenário com vários candidatos, e mostrou que alguns são mais competitivos que outros, principalmente aqueles com viés de centro-direita. Isso deixa clara uma situação de que um candidato que quiser ocupar esse espaço tem de ter uma configuração mais conservadora do que progressista”, diz Mauricio Moura.
Terceira via: Em todos os cenários de segundo turno testados pela pesquisa EXAME/IDEIA, qualquer candidato perde para Bolsonaro ou Lula. Mas há alguns destaques, como o do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT). Ele aparece com 37% em um segundo turno contra o atual presidente, que tem 40%. Na disputa com Lula, o petista tem 43%, e Ciro, 35%. A eleição mais acirrada de uma terceira via com Lula é contra o ex-juiz Sergio Moro (43% X 40%).
Rejeição: Na avaliação de 54% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro não merece ser reeleito para mais quatro anos de mandato. Em relação ao ex-presidente Lula, este número cai para 50% que acham que ele não merece comandar o país novamente. A rejeição a Bolsonaro também é alta quando os eleitores são questionados em quem eles não votariam de jeito nenhum. Entre os entrevistados, 39% disseram que não dariam mais uma chance ao atual presidente. Lula aparece com 36%, seguido de João Doria, com 25%, e Sergio Moro, com 21%.
Foto: divulgação