O Brasil está enfrentando diversos problemas devido a pandemia da Covid-19 e os impactos negativos estão se refletindo na economia. Diante disso, é mais que necessáriosaber o que fazer com o seu dinheiro hoje. Se você está ou quer entrar no mercado financeiro, precisa saber onde investir, para não sair perdendo. Veja uma lista promissora para 2021.
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional do governo brasileiro, criado para que qualquer cidadão com um CPF possa comprar títulos do Tesouro e receber juros por isso. Para 2021, é válido considerar investir no Tesouro Selic, pois esse título é uma excelente opção para reserva de emergência. Isso se justifica pelo fato do Tesouro Selic possuir liquidez diária e acompanhar a Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. Atualmente a Selic está valendo 3.50% ao ano. Outra opção é o Tesouro IPCA. Esse é um título pós-fixado com rentabilidade atrelada ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Isso quer dizer que seus rendimentos serão iguais à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros.
CDB
CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Essa modalidade de investimento funciona da seguinte maneira: o investidor ‘empresta’ dinheiro ao banco e recebe o dinheiro corrigido com juros. Além disso, diversos CDBs contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o qual cobre até R$ 250 mil por CPF em caso de falência do banco que você realizou o investimento. Ou seja, o CDB também é considerado uma aplicação segura e de renda fixa. Caso o CDB possua liquidez diária, é possível utilizá-lo como uma boa opção para a sua reserva de emergência.
Fundos Imobiliários
Os fundos imobiliários, mais conhecidos como FIIs, são fundos que possuem o objetivo de investir em ativos imobiliários. Essa modalidade de investimentos funciona como uma alternativa interessante para quem deseja receber uma renda mensal extra. Isso porque os FIIs costumam pagar um ‘aluguel’, o famoso dividendo, mensalmente. Além disso, os dividendos são isentos de Imposto de Renda.
Ações
Para você que pensa no longo prazo e está disposto a correr mais riscos em busca de maior potencial de rentabilidade, comprar ações pode ser uma boa maneira de diversificar os investimentos. Segundo especialistas do mercado financeiro, o setor de seguros e bancos possuem um bom potencial de crescimento em razão da alta da taxa básica de juros, a Selic.
Investimentos alternativos
Em um ano de incertezas é importante ter na carteira ativos não tradicionais. Isso porque os investimentos alternativos podem oferecer, além de ganhos, proteção. De acordo com analistas, os investimentos alternativos aumentam a diversificação, reduzem a volatilidade e reforçam os retornos. E como exemplos de investimento alternativo, podemos citar os fundos de Private Equity e as moedas digitais.
Foto: divulgação