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EMPREENDEDORISMO DIGITAL CRESCE NA BAHIA E SEGMENTO É DESTAQUE ENTRE JOVENS EMPRESÁRIOS

Redação - 18/05/2021 14:47

Por: João Paulo Almeida 

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O empreendedorismo digital tem vivido seu melhor momento. A pandemia do Covid-19 e o isolamento social ampliou as portas para esse mercado que já estava em ascensão e simplesmente se tornou o foco de novos empreendedores na Bahia, no Brasil e no mundo todo. Segundados da pesquisa DT Index, sobre transformação digital, a pandemia fez 87,5% das empresas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital em 2020. O número está acima da média mundial, que é de 80%.

Segundo dados da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) o número de microempreendedores individuais tem crescido na Bahia em 2021. São 126.737 em maio de 2021 contra 103.628 em janeiro de 2020. O número de microempreendedores individuais cresceu mais 22% na capital baiana. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), eram 540.934 registros de MEI em abril de 2020. Em abril de 2021, são 642.540. Ou seja, 101.606 novas microempresas surgiram no território baiano nos últimos 12 meses, o que equivale a um aumento de 18,8%. Grande parte dessas voltadas para o mundo digital.

A pesquisa “Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020”, realizada pela Hero Spark, apontou que 2020 foi considerado o ano do empreendedorismo digital. Para se aprofundar no assunto, o portal Bahia Econômica conversou com alguns novos empreendedores digitais de Salvador para saber suas maiores dificuldades, virtudes e traçar um cenário do que esse universo pode trazer e oferecer em 2021. Os questionamentos foram voltados a descobrir como é empreender na Bahia hoje através das mídias sociais e da internet. As maiores dificuldades, as maiores conquistas e principalmente técnicas que serão utilizadas para alavancar e ampliar seu engajamento nesse ano de 2021 na Bahia.

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Curso Tio FIIs – Depois de mais de 6 anos vivendo as experiências no mercado de Fundos Imobiliários, as altas e baixas ao longo desse anos, decidimos compilar toda a nossa experiência em curso. A ideia veio no final de 2019 para o inicio de 2020 onde observamos uma rápida ascensão no número de investidores em Fundos Imobiliários e enxergamos que boa parte desses novatos ainda não estavam preparados para investir da forma correta. Então visualizando essa possível demanda, reunimos absolutamente toda a nossa bagagem para compartilhar com os nossos alunos. Ensinando desde aqueles que não tinham conhecimento algum, como também para aqueles mais experientes.

Bahia Econômica –  Quais os maiores desafios para empreender nas redes sociais hoje na Bahia?

Tio FIIS – Com toda certeza, o maior desafio é acreditar. Entender que um local que sempre foi de entretenimento, como a rede social, pode se tornar um negócio. Sinceramente para quem está fora desse mundo é difícil de entender e de acreditar. Hoje já existem muitos players posicionados no mercado, mas temos que lembrar sempre que é um mercado embrionário aqui no Brasil, que começou a poucos anos. Então espaço não falta para quem quer começar ainda hoje. A grande vantagem das redes sociais é que ela não se limita a Bahia, imagine que quando estamos falando do Digital, automaticamente podemos falar em escala Brasil. Então os mesmos desafios que baianos tem hoje para começar, serão possivelmente os mesmos para quem quer começar em outros estados. 2) Local Inexplorado, 3) Acham que é uma rede social de entretenimento, mas você pode.

Bahia Econômica –  Qual a expectativa de crescimento do curso tio fiis para 2021 e quanto o engajamento nas redes sociais vai determinante para isso ?

Tio FIIs – Para ser sincero, a expectativa é alta. Acabamos de concluir 1 ano de projeto e já temos mais de 100 alunos nos nossos cursos. O que já é uma grande vitória, mas com toda certeza é só o começo de uma história. E as Redes sociais serão o grande propulsor do nosso crescimento, principalmente pelo poder de distribuição. É simples, imagine só. Eu posso gravar um vídeo hoje, que pode ser visto por alguém que está na Bahia, mas assim como alguém que está em São Paulo. Que inclusive, é aonde temos a maior parte do nosso público. Temos em média mais de 90 mil contas alcançadas mensalmente no Instagram, e iniciamos recentemente mais um projeto no Youtube, que certamente nós dará ainda mais distribuição e autoridade nas redes sociais. Consequentemente, isso nos auxiliará ainda mais para o crescimento do TioFiis

Bahia Econômica – Quais dicas vocês trariam para quem quer iniciar um projeto na Bahia através das redes sociais ?

Tio FIIS – Começar qualquer projeto não é fácil, e principalmente quando se trata de um projeto voltado para a rede social, porque em um primeiro momento é difícil de acreditar que uma rede social que foi difundido com uma ideia de entretenimento, pode ser um local para projetos e negócios. Mas essa é a realidade, iniciar um projeto pelas redes sociais, tem inúmeros pontos positivos que precisam ser salientamos. É possível iniciar um negócio com custos muito baixos, além de conseguir validar a ideia de um projeto piloto e o poder da distribuição. Mas, para quem está iniciando certamente vai sentir um pouco mais de dificuldade, é normal. Até porque é algo novo, e que muito provavelmente você não esteja tão acostumado. Por isso recomendamos 3 pilares que podem sustentar o seu projeto ao longo da trajetória e que certamente te darão maiores chances para o seu projeto dar “certo”.

1) Valor -> Traga valor as pessoas, entenda que as pessoas só vão te acompanhar a partir do momento que conseguir acrescentar e agregar valor para o outro. Então traga dicas, conteúdo

Exemplo prático: Imagine que você quer vender um Shampoo para o banho do cachorro.

Traga um conteúdo voltado a: “Como eu devo dar um banho no cachorro” ou “ Cuidados para se ter ao dar banho em cachorro”

As pessoas só vão passar a acompanhar o seu conteúdo, caso você consiga entregar valor à elas.

2) Consistência -> Você precisa ter constância na rede social, não adianta você aparecer semana sim, semana não.

Você por acaso dá pausa no seu trabalho de semana sim, semana não?

Então, entenda que ter um projeto vinculado a rede social, também requer consistência e você precisa estar sempre aparecendo. É a única forma das pessoas te verem.

3) Interatividade -> Entenda que você está se conectando e trazendo conteúdo para pessoas, então é imprescindível a interatividade e humanização com o seu público.

Entendendo esses 3 pontos, você terá uma maior facilidade em dar seguimento ao seu projeto, através das redes sociais.

E outro ponto que precisamos ressaltar. Qualquer negócio hoje precisa estar no mundo digital, nas rNuedes sociais. É questão de tempo e é necessário que você entenda essa mudança. Então, se você tem um negócio físico hoje, ele precisa ir para o digital, é algo imprescindível pelo alcance que você consegue ter e distribuição.

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Nutricionista – Raquel Coelho D’avila – Me chamo Raquel D’avila, sou nutricionista formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental. Adepta da nutrição individualizada, voltada a atender o indivíduo como um todo. Acredito que o prazer me comer e o equilíbrio são peças chaves para promoção de um comportamento alimentar saudável, seja qual for o seu objetivo. Através das redes sociais eu consigo novos clientes e posso disseminar meu trabalho.

Bahia Econômica –  Quais os maiores desafios para empreender nas redes sociais hoje na Bahia?

Raquel – Para mim um dos maiores desafios para empreender nas redes sociais é a necessidade da constância e planejamento. Com as outras obrigações e trabalhos do dia, ter disposição para trazer novidades e curiosidades sobre nutrição, além de gerenciar o tempo de maneira que não fique sobrecarregada é uma conquista diária.

Bahia Econômica –  Qual a expectativa de crescimento da sua marca para 2021 e quanto o engajamento nas redes sociais vai determinante para isso ?

Raquel – Tento sempre buscar o meu melhor, crescer e amadurecer tanto no meu trabalho, na minha marca, quanto pessoalmente. Então essa expectativa de crescimento é fluida, porque entendo que trabalhar nas redes sociais não é algo contínuo. Por exemplo, o algoritmo do Instagram influencia de maneira direta à entrega do seu conteúdo, isso acaba gerando impacto no crescimento dos pequenos empresários. O engajamento que eu quero ter cada vez mais é uma interação natural com o meu público, criar e manter uma relação com as pessoas que se interessam pela minha área de trabalho.

Bahia Econômica – Quais dicas você traria para quem quer iniciar um projeto na Bahia através das redes sociais ?

Raquel – As minhas dicas para quem quer crescer através das redes sociais é entender qual é o seu público, quem você quer atrair, traçar o seu perfil de acordo com os conhecimentos que você acredita, tentar manter o seu perfil sempre ativo e criar uma marca para que as pessoas consigam te enxergar através daqueles conteúdos e te conhecer melhor. Além disso, é interessante explorar as diversas áreas que as redes sociais fornecem (reels, stories, feed, tiktok, etc) de maneira inteligente e honesta.

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Osdocinhosdabia – Meu nome é Bia, tenho 24 anos, sou bacharel em Enfermagem e há 3 anos descobri um amor por confeitaria e principalmente empreender. Sai do trabalho onde tinha carteira assinada para viver o meu sonho. Os docinhos da Bia foi criado no ano de 2018, e desde então estamos fazendo da internet o nosso principal meio de trabalho pois ainda não temos loja física. Pela internet nós divulgamos, vendemos, ingressamos nas principais plataformas de entregas de Salvador, e geramos conteúdo de valor para os nosso seguidores, que em sua grande maioria são clientes fiéis, ou colegas que também estão começando a empreender e veem em nossa página uma oportunidade de agregar ainda mais conhecimento.

Bahia Econômica –  Quais os maiores desafios para empreender nas redes sociais hoje na Bahia?

osdocinhosdabia – Empreender nas redes sociais se torna difícil quando não existe um estudo sobre a rede que estamos utilizando. Quando vamos alugar um espaço por exemplo, procuramos saber todas as informações necessárias para estar ali, e o mesmo deve ser feito nas plataformas. O Instagram por exemplo não é um aplicativo de vendas, mas tem essa possibilidade como uma ferramenta para auxiliar no processo. Contamos com diversos dilemas como horário de post, algoritmo, boa interação, isso tudo para ter um bom alcance. Ter um bom alcance por aqui é tudo, pois dará mais visibilidade ao trabalho, chegarão novos seguidores e consequentemente mais clientes. Sabendo utilizar, as redes sociais são grandes aliados para fortalecer o comércio.

Bahia Econômica –  Qual a expectativa de crescimento da sua marca para 2021 e quanto o engajamento nas redes sociais vai determinante para isso ?

osdocinhosdabia – Falando em números até o final do ano gostaria de estar com 10.000 seguidores para fazer o tão sonhado “arraste pra cima”. Quando se consegue bater essa meta o Instagram disponibiliza mais ferramentas para gerar engajamento. Já observou que é difícil chegar nos 10 mil, mas depois que se alcança fazer mais do que isso é facinho? ☺️ Espero que até o final deste mês eu consiga atingir os 4K pois já estamos há um tempo estagnados nos 3K. Para o meu negócio isso será ótimo, mas visibilidade trás mais clientela como eu havia dito.

Bahia Econômica – Quais dicas vocês trariam para quem quer iniciar um projeto na Bahia através das redes sociais ?

osdocinhosdabia – Dicas que eu garanto serem fundamentais: Estudar sobre mídias e redes sociais, fazer workshops gratuitos disponíveis no próprio Instagram, determinar e organizar tarefas como algo obrigatório, levar a parte de mídia a sério, entender os algoritmos da rede utilizada para melhor expansão, gerar conteúdos que agreguem valor ao público e etc.

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Xibiu de mainha – Xibiu de Mainha é o nome do salgado, a base de farinha de trigo ou outras massas como de aveia ou batata doce. Um petisco ideal para quem adora um sabor apimentado e no bom baianês, fazer aquela resenha com os amigos e familiares. Este bolinho é uma receita exclusiva de MAINHA, Maria Eunice, por isso a marca leva este nome, pois é um salgado chamado de Xibiu, pelo seu formato pitoresco, e de Mainha pois é feito por ela. Com uma variedade de recheios nós oferecemos estes bolinhos fritos de modo original, criativo e de qualidade, sendo uma experiência de sabor único acompanhado de humor e muita diversão em seu evento.

Bahia Econômica –  Quais os maiores desafios para empreender nas redes sociais hoje na Bahia?

Priscila Monique – Ter um trabalho de comunicação efetiva para conseguir maior alcance e engajamento. Para quem não tem uma equipe e concentra muitas atividades é um desafio se dedicar as redes sociais, produzir esse conteúdo demanda um outro esforço.

Bahia Econômica –  Qual a expectativa de crescimento da sua marca para 2021 e quanto o engajamento nas redes sociais vai determinante para isso ?

Priscila Monique – Expectativa de consolidar dias de entrega, ampliar a busca pelo delivery e encomendas. Para isso é fundamental está visibilidade nas redes, pois atualmente é a única forma de expor nosso trabalho.

Bahia Econômica – Quais dicas vocês trariam para quem quer iniciar um projeto na Bahia através das redes sociais ?

Priscila Monique – Definir seu público, entender o que este público gosta, procura nas redes e produzir o conteúdo em função deles. Manter a constância e presença virtual. Comunicação objetiva e ter uma identidade

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Pirão do mestre – O Pirão do Mestre é uma empresa familiar criada há dois anos e meio pelo Mestre Eufrasio Almeida e a graduanda em comunicação Jessica Almeida. Esses dois se uniram e o resultado tem sido o amor e o sabor em cada prato. O cardápio inclui comida baiana e regional, o sabor é afetivo e o diferencial sem dúvidas tem sido o atendimento humanizado e acolhedor. O restaurante fica na Federação e atende somente por delivery para mais de 30 bairros em Salvador de terça à domingo, das 09h às 17h através do numero 71984476281

Bahia Econômica – Quais os maiores desafios para empreender nas redes sociais hoje na Bahia?

Jessica Almeida – Um dos maiores desafios para se empreender nas redes sociais tem sido a competitividade. Cada vez mais empresas têm se atentado para o “boom”, gerado pelas vendas no digital. Isso é ao mesmo tempo uma oportunidade para os empreendimentos que investem em comunicação e tecnologia se destacarem.

Bahia Econômica – Qual a expectativa de crescimento da sua marca para 2021 e quanto o engajamento nas redes sociais vai determinante para isso ?

Jessica Almeida – Devido à pandemia, o Pirão do Mestre renasceu no digital. Nós precisamos nos reinventar. Foi preciso investir em comunicação e tecnologia para adequar as nossas vendas 99% pro digital. Devido a isso, 2021 será marcado por nossa presença cada vez mais forte nas redes e a expectativa é de dobrarmos o faturamento da empresa até o final do ano.

Bahia Econômica –  Quais dicas vocês trariam para quem quer iniciar um projeto na Bahia através das redes sociais ?

Jessica Almeida – A dica mais importante que damos é: valores coerentes alinhados à sua marca. Não adianta vender uma coisa e na prática fazer outra. Uma hora seus clientes e seguidores cobrarão o seu posicionamento e passar pelo tribunal da internet pode ser caro demais.

Com os valores e propósitos alinhados, a próxima dica é constância. Não importa quantos seguidores você tenha, continue postando como se tivesse 100, 200, 300 mil seguidores! Conheça seu público e entregue conteúdo que atenda as demandas e necessidades deles. Valor, propósito, constância e conhecimento do público para quem você quer ofertar já é um bom caminho andado rumo ao sucesso no digital.

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