O Virtual candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, vai iniciar mais uma maratona, a partir desta quinta-feira pelo interior da Bahia em busca de apoio político nas eleições de 2022. Até maio do ano que vem, o democrata vai visitar dezenas de municípios baianos onde irá discutir – com lideranças políticas e com a sociedade civil – os problemas locais e regionais, pensar em soluções e encontrar novas potencialidades para o desenvolvimento do estado.
A maratona de viagens, que faz parte do projeto “Pela Bahia – Caminhos para o futuro do nosso estado”, terá início nesta quinta e sexta-feira pelos municípios de Mucugê, Ibicoara, Barra da Estiva, Abaíra e Piatã, na Chapada Diamantina. A região da Chapada reúne 29 municípios, concentra 3,2% da população baiana (quase 480 mil habitantes) e 1,7% de toda a riqueza produzida no estado. Mucugê e Ibicoara são os dois principais polos agrícolas da região, gerando quase R$ 1 bilhão em receitas só neste setor. Outra atividade bem forte é o turismo. Na região, ACM Neto irá visitar fazendas de batata, cebola, tomate, frutas vermelhas e de café gourmet, além de vinícolas, cooperativas e produtores de cachaça de Abaíra.
“A ideia é que a gente possa ter essa uma visão bem completa do que está dando certo em termos de produção, ver de perto a infraestrutura, a possibilidade de novos mercados. Claro que vai ter o momento da política quando iremos conversar com prefeitos, vereadores e lideranças locais”, destacou o ex-prefeito de Salvador, lembrando que tudo isso será feito obedecendo as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. Não haverá eventos de rua, nem aglomerações. “Todos os encontros e reuniões serão realizados com limite de pessoas e com distanciamento social. Acima de tudo, respeito à vida”, afirmou.
Segundo ACM Neto, o objetivo do Pela Bahia é mostrar que o estado pode avançar em áreas como educação, saúde, cultura, segurança pública e economia. “Este é o propósito fundamental do projeto: mostrar que a Bahia pode muito mais. Neste sentido, vamos promover encontros e observar de perto os principais problemas e desafios, ouvir as pessoas e, a partir de uma diálogo conjunto com a sociedade, com cada cidadão e com as forças vivas da sociedade, pensar soluções e encontrar novas potencialidades numa perspectiva de desenvolvimento futuro para o estado”, afirmou.
O ex-prefeito de Salvador disse ainda, durante coletiva virtual realizada ontem pela manhã, que a ideia é percorrer todas as regiões do estado até maio de 2022, visitando pequenas, médias e grandes cidades baianas. O trabalho prevê três grandes etapas. A primeira é a compreensão da realidade econômica e social de cada região. “A Bahia é um estado em que cada região tem a sua própria característica e peculiaridade e, portanto, pensar em soluções futuras para a Bahia, é compreender a realidade local, suas características e, a partir daí, traçar um plano para o futuro”, afirmou. “Não há uma receita única quando a gente pensa em termos de sustentabilidade econômica para um estado tão grande como a Bahia”, continuou.
Foto: divulgação